O deputado Eliene Lima (PSD), postou vídeo no Youtube explicando porque votou a favor da PEC 37. A PEC 37 foi votada na noite de ontem (25.06), e obteve 430 votos contrários, nove favoráveis e duas abstenções.
De acordo com a proposta, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. Confira a explicação de Eliene Lima.
“Amigos e amigas, venho até você para esclarecer o meu voto a favor da PEC 37. Gostaria de começar perguntando, você leu o que é a PC 37”, indaga o parlamentar e diz “a PEC 37 iria definir a participação do Ministério Público e das Polícias nas investigações, que é um vago na Lei hoje. Participando de uma comissão especial, com 26 deputados titulares e 26 suplentes, depois de mais de 10 audiências públicas, 40 dias de debate, foi a voto de 17 parlamentares presentes, 16 votaram a favor dessa definição que a PEC visava e um votou contra”.
“Com a movimentação recente que acontece no Brasil, eu mantive minha opinião, aquele opinião de debate de presidentes de OAB, de membros das Polícias Judiciária civil, delegados federais e membros e de membros Ministério Público - eu não fui influenciado pelos movimentos, eu defini meu voto em cima de debates que mostraram a importância de que o Ministério Público tenha que investigar, mas não é só ele, não pode selecionar aquilo que ele quer investigar. Tem que fazer uma investigação em conjunto com as polícias. É isso que a PEC 37 dizia. Então está rejeitada, um novo projeto de lei foi apresentado, com pouquíssimas diferenças da PEC 37 e vai ser aprovada. Então, essa polêmica é muito mais desta movimentação, de pessoas que não entendem, do que o verdadeiro sentido da PEC 37”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).