03 de Julho de 2024
03 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 29 de Junho de 2024, 19:06 - A | A

Sábado, 29 de Junho de 2024, 19h:06 - A | A

Incêndio no Pantanal

Deputado afirma que políticas de combate a incêndios devem ser feitas em conjunto com pantaneiros

Além da escassez de gados na região

Nicolle Ribeiro/ VGN

O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) afirmou que parte dos problemas com incêndios no Pantanal é causado pela falta de conversa entre os governantes e os pantaneiros, que dê fato conhecem aquela terra, além da escassez de gados na região.

Júlio acredita que os planos feitos em relação à prevenção de incêndios no Pantanal devem ser feitos em consenso com os pantaneiros, pois eles conhecem a terra muito mais do que aqueles que vivem em gabinetes refrigerados.

“O grande mal que está ocorrendo com o Pantanal é que os planos formados em Brasília, em Cuiabá, gabinetes de ar refrigerado, saem sem ouvir o verdadeiro homem que conhece a terra, que é o pantaneiro. Outra questão, é a falta de gado. Quem mais massificava e evitava o incêndio no Pantanal era o gado que comia e também pisoteava”, afirmou Júlio.

Em relação à falta de gados na região, o parlamentar destacou que isso é um problema antigo, visto que há mais de 20 anos não existem políticas de incentivo que ajudem os produtores rurais a financiar novas matrizes.

"Não tem mais gado no Pantanal. Há mais de 20 anos não tem uma política de incentivo junto aos Bancos do Brasil ou BNDES, aos bancos públicos ou privados, para financiamento dos produtores rurais do Pantanal, adquirir novas matrizes, começar a produzir. Lá virou apenas algumas pousadas e, mesmo assim, agora são quase algumas decadentes. Então, quer dizer, sem uma população de gado naquela região, a situação ficará cada vez mais complicada. Quando se abandona aquele patrimônio, o que vai ocorrer é isso. Não há dinheiro que chegue para preservar", explica Campos.

As declarações foram feitas em relação às queimadas registradas no Pantanal do Mato Grosso do Sul, que veem avançando cada vez mais.

Leia também - Prefeito de VG quita salários de junho e injeta R$ 47,3 milhões na economia

 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760