VG Notícias

O ex-líder da prefeita Lucimar Campos (DEM) na Câmara de Várzea Grande, vereador Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (DEM) -, utilizou a tribuna da Casa de Leis, na noite dessa quarta-feira (08.11), para criticar duramente a Saúde Pública do município. Segundo ele, "estão morrendo pessoas no Pronto-Socorro por falta de atendimento adequado".
Pedrinho afirmou que o atual sistema instalado na Secretaria Municipal de Saúde é “arcaico”, e que o secretário Diógenes Marcondes, vem reduzindo investimentos no setor para “economizar dinheiro”.
“Não se pode economizar dinheiro com a Saúde. Tem que se fazer mais investimentos e não cortar custos”, criticou.
O parlamentar também criticou a demora em realizar cirurgias na rede municipal. “O cidadão vai agendar para fazer uma consulta e somente dois meses depois ele irá poder consultar. Quando ele tem que retornar é mais dois meses para fazer um exame”, criticou.
Na sessão, o ex-líder de Lucimar cobrou que o secretário Diógenes Marcondes compareça à Câmara para explicar como está sendo desenvolvido o trabalho, agendamento de exames e consultas, fornecimento de medicamentos, entres outros insumos ligados à Saúde Pública.
“Temos que trazer esse secretário de Saúde aqui nessa Casa de Leis e discutirmos realmente qual é prática adotada para a gestão da Saúde do nosso município. Acho que está muito arcaica. Precisamos acordar a tempo porque saúde é vida. Temos perdido pais de famílias, crianças, jovens que são futuros da cidade”, finalizou.
Para o vereador Fábio Tardim - popular Fabinho (DEM), o Pronto-Socorro de Várzea Grande opera como um "campo de guerra". “Aquela unidade está operando como situação de guerra. Vem morrendo pessoas no Pronto-Socorro por causa da precariedade do atendimento. Isso não pode ficar da forma que está, precisa ser mudado”, disse vereador Fábio Tardin (DEM).
Já o vereador Cleyton Nassarden popular Sardinha , (PTB),criticou diretamente o secretário chamando-o de "compincha" do ex-secretário de Saúde, Luiz Soares.
“A Saúde pública está um caos em Várzea Grande, ainda mais com esse secretário que é cupincha do senhor Luiz Soares. Precisa mudar, pessoas estão morrendo no Pronto-Socorro”.
Depois de tantas críticas direcionadas à saúde e ao secretário, os parlamentares aprovaram requerimento, de autoria do vereador Sardinha para que Diógenes Marcondes compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a pasta.
Vale lembrar que o vereador Pedrinho deixou a liderança da prefeita Lucimar Campos na semana passada.
Outro lado - Ao oticias, o secretário de Comunicação do município, Marcos Lemos, disse que a Prefeitura Municipal está investindo mais de 28% no setor da Saúde Pública, sendo que a Legislação estipula que tem de ser investido 15%.
“A previsão que devemos entregar mais de 30%, ou seja, o dobro. O município está fazendo de tudo para melhorar o sistema, mas a crise financeira que assola o país, ligada a falta de repasse Estadual e Federal, faz com que temos que investir apenas nossa receita, e sabemos que nossa receita é baixa. Apesar disso, o sistema de saúde melhorou muito se comparado com os dados dos últimos anos”, frisou o secretário.
Sobre o comparecimento do secretário na Câmara, Lemos declarou que Diógenes irá comparecer ao Legislativo. “Assim como ocorreu em outras vezes, ele irá comparecer na Câmara para expor todos os dados, como a questão financeira da Secretaria. Tudo será esclarecido”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).