Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Mato Grosso 16% dos eleitores filiados a partidos políticos são devedores de multas eleitorais. Ou seja, dos 398.541 eleitores filiados, 63.543 estão inadimplentes e devem regularizar a situação, caso queiram concorrer a cargos de vereador ou prefeito nas eleições deste ano.
Segundo consta na “lista negra” do TSE, o partido que mais possui devedores em Mato Grosso é o Democratas (DEM). A sigla tem 10.242 inadimplentes. Em seguida vem o PMDB, com 8.113 devedores. Em terceiro lugar ficou o PPS, com 7.201 e em quarto o PSDB, com 5.706. O partido com o menor número é o PCO, com cinco filiados devedores de multas eleitorais.
As multas podem ter sido geradas por vários motivos, como ausência sem justificativa no dia da eleição; decisão judicial por propaganda eleitoral; conduta vedada a agente público; doação a campanhas acima do valor legal; dentre outros.
O TSE alerta os diretórios estaduais dos partidos para ficarem atentos a esses números e acionar os diretórios municipais para que verifiquem se na lista de devedores há eleitores com interesse em se candidatar nas eleições de 7 de outubro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).