Como estava agendado, e foi antecipado pelo , o Partido dos Trabalhadores (PT) deliberou, com votação on line de 138 delegados do partido, neste e domingo (29.05), pelas candidaturas dos professores Domingos Sávio, ao Governo do Estado, e Enelinda Scalla, ao Senado. Ela já foi vereadora por duas legislaturas em Cuiabá. A indicação da vaga de vice-governador ficou em aberto.
Sávio recebeu 95 votos contra Reginaldo Araújo, que teve 18. Para o Senado, Enelinda teve 72 votos e James Cabral, irmão do deputado estadual Lúdio Cabral, teve 24 votos.
Leia ainda: PT faz encontro de delegados estaduais no domingo para avaliar candidaturas ao Governo e Senado
A decisão saiu do que o PT chama de ‘Encontro da Tática Eleitoral’, que reuniu as duas alas petistas, mas os dois nomes aprovados serão levados à apreciação do PV e PCdoB, legendas que formam com o PT a federação Brasil da Esperança, em Mato Grosso.
O PT também aprovou a ‘Resolução Política PT-MT, que dará as diretrizes da campanha deste ano e formará como uma espécie de conselho para decisão acerca de todos os eventos partidários a partir das convenções, que ainda não têm datas definidas – embora tenham que ocorrer entre junho e agosto.
A questão da composição da chapa com o ex-vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que foi lançado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), não ficou definida – está em discusão no Partido Verde. O PT e PCdoB ejeitam Stopa candidato, por ser considerado pelos dois partidos partidos que formam a frente como “um nome ligado ao presidente Jair Bolsonaro e com o forte carimbo de Emanuel”.
O encontro foi aberto pelo deputado Valdir Barranco (PT), presidente do partido dos trabalhadores e Aluízio Leite (PV), que está na presidência do seu partido. Também esteve no encontro, como representante do PCdoB, Maria Lúcia Cavalli.
Os delegados também definiram o PT como cabeça de chapa em qualquer situação, incluindo uma eventual candidatura “pura” se não houver consenso nas negociações futuras".
_“A prioridade é a eleição do presidente Lula”, disse Domingos Sávo. Participaram do encontro ainda a professora Rosa Neide (PT), lideres sindicais ligados principalmente à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e membros de diretórios municipais de todas as regiões.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).