A vice-presidente e corregedora regional eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, declarou que nas eleições municipais deste ano pode-se verificar que a sociedade mato-grossense “está demonstrando maturidade democrática, assim como está mais informada”, deixando de cometer crimes eleitorais.
Serly Marcondes destacou que em 2024 existe um volume maior de candidatos, se comparado com o pleito de 2020. Contudo, a magistrada destacou que o número de supostos ilícitos eleitorais reduziu significativamente, demonstrando que a sociedade está mais informada e “conformada” com as normas estabelecidas pela legislação eleitoral.
“Normalmente temos em torno de 13 mil recursos, este ano tivemos um número muito pequeno. Isso significa que a informação está chegando e as pessoas estão se conformando da maneira como se comportam diante do pleito eleitoral”, enfatizou.
Segundo ela, esse novo modelo de comportar no pleito está diretamente ligado às medidas adotadas pela Justiça Eleitoral, principalmente pela atual gestão do TRE/MT, presidida pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, como, por exemplo, a parceria com o Governo do Estado na questão do programa “Vigia Mais MT”.
“Com o programa Vigia Mais MT, iremos contar com 7 mil câmeras, instaladas em todo o Estado, em pontos estratégicos, inclusive próximo a escolas. Esse monitoramento vai impactar no comportamento, fazendo com que o eleitor fique mais educado. Ele, por exemplo, não vai fazer o derramamento de santinhos porque sabe que as câmeras podem flagrá-lo”, destacou a magistrada.
A corregedora ainda acrescentou: “Hoje há uma evolução civilizatória porque queremos uma população realmente bem informada. O que isso proporciona? Estamos produzindo um eleitor melhor com uma maior participação. Vamos ser referência nacional neste novo modelo do comportamento do eleitor e dos candidatos”.
Leia Mais - Mais de 5 mil profissionais vão trabalhar na segurança das eleições e escolas serão monitoradas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).