A partir desta quarta-feira (20.07) até 5 de agosto os partidos políticos começam oficializar candidaturas a presidente e vice-presidente da República. O evento deve deliberar as coligações partidárias a serem firmadas para o pleito de 2022, além de assuntos gerais relativos à conjuntura política do país.
O primeiro partido a realizar a convenção partidária será para confirmar a pré-candidatura à presidência da República, do ex-governador Ciro Gomes (PDT). A Convenção Nacional do PDT será nesta quarta-feira (20.07), a partir das 15h, e um encontro de forma híbrida, simultaneamente presencial, na sede nacional da legenda em Brasília (DF), e virtual, pela plataforma Zoom.
O Partido dos Trabalhadores (PT) marcou para esta quinta-feira (21) a sua convenção. O evento será em São Paulo, sem a presença do pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O PT que está federado com o PV e PCdoB. A sigla também conta com apoio dos partidos Rede, PSB, Psol e Solidariedade.
Leia também: Partidos marcam convenções e Patriota sai na frente apenas com proporcionais e Senado definidos
A convenção do Avante será no dia 23 de julho, em Belo Horizonte. A sigla deve lançar chapa pura com o pré-candidato à presidência, deputado federal André Janones (Avante/MG).
O Partido Liberal oficializa a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no domingo (24.07). O arco de aliança do PL é formado pelos partidos Republicanos, PP, PSC, PTB e Patriota. O evento será no Maracanâzinho, a abertura será às 8h22 e Bolsonaro marcará presença às 11h22 (horário de Brasília).
Ainda no domingo (24), o partido Unidade Popular (UP) oficializa a candidatura do pré-candidato à presidência da República, Leonardo Péricles.
O MDB da pré-candidata à Presidência da República Simone Tebet, marcou a convenção em formato virtual na quarta-feira (27). A sigla conta com apoio do Cidadania e PSDB.
Marcaram para o dia 30, os partidos: Novo, Pros e PCB. O Novo deve oficializar a candidatura de Felipe d'Avila à presidência da República em São Paulo. O Pros deve lançar Pablo Marçal em Brasília e o PCB deve oficializar Sofia Manzano em São Paulo.
Os partidos PSTU e DC marcaram a convenção para 31 de julho. O PSTU deve lançar Vera Lúcia em São Paulo e o DC deve lançar José Maria a presidência da república.
Já o União Brasil deixou para o último dia a convenção nacional. A sigla deve lançar chapa pura com Luciano Bivar a Presidência da República sendo cotados a vice a senadora do Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke e a deputada baiana Dayane Pimentel.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).