18 de Setembro de 2024
18 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 15:25 - A | A

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 15h:25 - A | A

Cuiabá

Contra estacionamento rotativo, vereador prevê aumento de assaltos por falta de local para flanelinha trabalhar

Como argumento, o vereador Rogério Varanda justifica que os flanelinhas não terão como ganhar dinheiro

Adriana Assunção/VGN

O vereador Rogério Varanda (MDB) afirmou na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá desta quinta-feira (16.11), que a implementação do estacionamento “Cuiabá Rotativo” irá aumentar os assaltos na Capital. Como argumento, Rogério Varanda justifica que os flanelinhas não terão como ganhar dinheiro.

Em meio a crítica também a licitação do Mercado Municipal Miguel Sutil, que contará com estacionamento rotativo, Rogério Varanda - que é proprietário de estacionamento privado na Capital -, afirma que defende a população.

“Não é justo, precisamos ter respeito com bens públicos, e a rua é pública, não deve ser cobrada desta forma. E olha que quem está falando aqui é um proprietário de estacionamento, que tem lucro com isso, mas estou pensando na população, no comerciante, no comerciário. Deixo bem claro: O estacionamento que eu tenho, eu pago aluguel por ele, dá lucro e gero empregos, esse atual [Cuiabá Rotativo] não gera emprego e só dá lucro ao proprietário”, declarou Varanda.

Para o vereador, que afirma já ter sido cuidador de carro, “Cuiabá está cada dia mais pobre”, prevendo que a situação deve piorar, afirma: “Vai aumentar o assalto na cidade porque não tem da onde flanelinha ganhar dinheiro.”

Ainda sobre “o desemprego dos flanelinha”, Rogério Varanda segue com questionamentos e críticas: “O que vai fazer com aqueles meninos que lavam carro, que cuidam de carro na rua, vão ter que roubar para sobreviver? Eu fui lavador de carro em rua, eu cuidei de carro em rua, eu sei que tem muitos malandros, mas sei que tem muita gente boa trabalhando para levar o sustento para dentro de casa.”

Para o vereador, além de ruim para a população, os clientes irão pagar o estacionamento sem garantia nenhuma. “Não garante se alguém arranhou seu carro, não garante se roubarem algo dentro do seu veículo. (...) Vai prejudicar as vendas no centro, digo porque praticamente todos os comerciários que trabalham nas lojas, tem seu carrinho, sua moto. Eles vão ter que pagar estacionamento para guardar a moto e o carro deles.”

Entretanto, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, afirmou em entrevista ao , que a intenção do Cuiabá Rotativo é poder movimentar o comércio. “Se você tem um giro no estacionamento, sobram vagas e melhoram a condição de venda.” Leia mais: Secretário afirma que estacionamento Rotativo em Cuiabá atende reivindicação de comerciantes

Já sobre as críticas quanto a responsabilização da empresa pela segurança dos veículos e motos, uma vez que as cobranças de estacionamento iniciarem, Francisco Vuolo afirma que, em área pública, a responsabilidade em casos de furtos e outros, a competência é do Estado, ou seja, cabe ao cidadão registar boletim de ocorrência. A regra terá exceção para o Mercado Municipal.

“A responsabilidade é do Poder Público de modo geral, isso é no Brasil inteiro. Se você tiver um carro furtado ou roubado, cabe a você buscar os elementos legais, registar queixa, e cabe ao Estado garantir a segurança. Isso é quando é área pública. Diferente do que vai acontecer na área fechada. Por exemplo, no mercado municipal - que será construído -, dentro do mercado, por ser um recinto fechado, a responsabilidade passa ser do concessionário”, explica.

Leia mais: Em Cuiabá, líder comunitária reivindica estacionamento gratuito aos moradores da região central

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760