A suspensão do contrato dos professores interinos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) causou indignação nos deputados estaduais da situação e da oposição ao Governo do Estado, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa (AL/MT) dessa quarta-feira (01.04).
Segundo presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM), o governador Mauro Mendes (DEM) dá mau exemplo ao deixar os professores contratados sem renda durante a pandemia do novo coronavírus. Ele classificou como injusta a suspensão e pediu que o gestor reveja a decisão.
“Eu fui professor contratado também, fui efetivo também e o professor contratado sofre muito. Ele recebe por último, em qualquer dificuldade ele é colocado na rua. É uma dificuldade atrás da outra. Eu acho mau exemplo o que o Governo está fazendo de suspender o contrato dessas pessoas agora. Esse momento não é o momento disso, o Governo a Secretaria de Educação está no caminho errado”, disse o democrata, garantindo fazer a defesa aos servidores.
Conforme os parlamentares, mais da metade dos interinos, seis mil trabalhadores, estão desde o mês de janeiro sem contrato, aguardando, e que foram pegos de surpresa com a medida.
Outro Lado - Em relação à contratação de temporários para a rede estadual, a Secretaria de Educação informou por meio de nota que em virtude do reordenamento escolar e do grande número de professores efetivos remanescentes, o processo de atribuição de aulas dos servidores efetivos para o 2º calendário letivo de 2020 ainda não foi concluído.
"Assim, considerando que o início das atividades desse calendário previsto para iniciar-se em 23/03/2020 foi suspenso em decorrência dos Decretos Governamentais nº. 407 de 16 de março de 2020 e nº. 432 de 31 de março de 2020, a Secretaria de Estado de Educação não possui amparo legal para a realização de contratação temporária por ausência de fato gerador que consiste no exercício imediato das atividades laborais do contratado em sala de aula", cita nota da Secretaria.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).