O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho (União), avalia que o horário eleitoral definirá a viabilidade da terceira via. Segundo ele, até o momento, o cenário eleitoral indica a polarização em torno dos pré-candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
“Temos eleitor que irá votar em Bolsonaro porque acha que vai derrotar Lula. Tem aqueles que odeiam Bolsonaro e votaria no Lula apenas para vê-lo derrotado. Então, esse eleitor irá votar em um ou em outro, porque não acredita em uma terceira via e isso poderá mudar com o horário eleitoral”, declarou Botelho.
Segundo o parlamentar, no período em que o horário eleitoral ser veiculado o pré-candidato pela terceira via poderá “colocar na cabeça do eleitor” o seu nome como opção entre os dois: “Temos que esperar o horário eleitoral para ver como esse eleitorado irá se comportar. Antes do horário eleitoral, a terceira via é inviável, agora depois do horário eleitoral pode ser que haja uma mudança. Se não houver essa mudança, esquece, a eleição vai ser entre Lula e Bolsonaro.”
Leia também: Presidente da Ager diz que reajuste contribui com equilíbrio e pede 'bom senso' para evitar greve
Questionado sobre a definição de apoio do União Brasil, Botelho disse que espera uma liberação aos Estados, porém, deixou claro que isso não acontecerá se a pré-candidatura do deputado federal Luciano Bivar (União-PE) à Presidência da República “decolar”.
“Vamos aguardar ainda, porque existem muitas negociações. Ainda existem muitas coisas para acontecer. A nossa esperança é que os partidos fiquem liberados nos Estados para presidente. Se o partido tiver candidato teremos que apoiar o candidato do partido que é o Bivar”, opinou.
Sobre a pré-candidata à Presidência da República, a senadora Simone Tebet (MDB), Botelho exaltou seu potencial para a disputa. “Eu acho que tem um potencial muito grande para mostrar. Por isso digo, vamos aguardar o horário eleitoral para a gente realmente conhecer cada candidato”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).