VGN / VG Notícias
Bolsonaro ainda falou que bandeira vermelha na conta de luz não é "maldade do Governo"
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pediu ontem (26.08) que a população brasileira economize energia elétrica em meio ao baixo volume das usinas hidrelétricas por causa da seca. O pedido ocorreu durante sua live semanal nas redes sociais.
Bolsonaro classificou como “problema sério” a atual crise energética, e fez um apelo ao cidadão para iniciar o processo de economizar. “O problema é sério. Eu vou tentar fazer um apelo a você que está em casa agora. Eu tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz agora. Eu peço esse favor pra você. Assim você estará ajudando a economizar energia e a economizar água das hidrelétricas”, disse Bolsonaro.
Leia Também - Ministério da Economia autoriza processo seletivo com 300 vagas
Segundo ele, o volume de chuvas muito abaixo do esperado nos últimos meses, inclusive na comparação com o ano passado, deixou os reservatórios das hidrelétricas do país em condições críticas, e que as bandeiras vermelhas, decretadas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), “não é maldade”.
"Em grande parte, nessas represas, já estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento. Estamos no limite do limite. Algumas vão deixar de funcionar se essa crise hidrológica continuar existindo. Quando decreto uma bandeia vermelha que em média R$ 100 para cada 100 kWh, não é maldade. É porque precisamos pagar outra fonte geradora de energia no caso as termelétricas que gastam óleo diesel. Que é muito mais caro”, declarou.
O presidente ainda pediu para que os governadores retirem o ICMS da conta de energia elétrica, e que desta forma a conta de luz pode ter uma redução de até 30%. “Estamos conversando com governadores até porque quando você decreta uma bandeira vermelha, infelizmente incide 30% de ICMS sobre o valor da bandeira também. Quem paga no ponto final da linha é consumidor. (...) Isso não é justo a gente apela aos governadores que como um acordo resolvam essa questão. Infelizmente não está fácil ao trabalhador brasileiro”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).