O deputado Valdir Barranco (PT) contestou, por meio de um vídeo divulgado em sua página do Instagram neste sábado (11.01), a declaração do governador Mauro Mendes (União) sobre a concessão do Revisão Geral Anual (RGA) acima do limite da inflação aos servidores públicos de Mato Grosso.
Barranco afirmou que o governador se "gaba" da boa arrecadação do Estado, mas alega que só concederá o percentual correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“É uma fala que não condiz com a realidade, o próprio governador vive dizendo que o Estado tem arrecadado muito, que tem recurso para isso, para aquilo. O Estado é pujante, nós estamos muito longe na folha de nos aproximarmos do limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal que estabelece 51%, o Estado não deve ter chegado ainda aos 37%”, ponderou Valdir.
O petista salientou haver margem, sim, no caixa do Estado para pagar melhor o RGA dos servidores públicos e garantiu que irá cobrar do governador.
“É o mínimo que depois de todos esses anos deixando de valorizar os servidores públicos que ele possa fazer agora na RGA para 2025. Forte abraço, estaremos apostos para as lutas que se fizerem necessárias”, concluiu Barranco.
Mauro afirmou que concederá o que é certo
Nessa sexta-feira (10), em entrevista coletiva à imprensa, Mauro enfatizou que encaminhará o projeto de lei à Assembleia Legislativa (AL-MT) baseado no que é certo. "Nós sabemos que temos tantas responsabilidades e entendo o lado dos deputados de ficar falando. Mas eu, quanto Executivo, vou fazer o que é certo. E o certo é pagar o RGA e vai ser dado, pronto, acabou. Ninguém nunca falou diferente disso, conversou merda ou falou abobrinha, o correto é dar o RGA, referente aos 4,83%".
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).