29 de Novembro de 2024
29 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 04 de Abril de 2020, 10:41 - A | A

Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h:41 - A | A

NOVAS MEDIDAS

Aulas na rede pública de Cuiabá ficam suspensas até 10 de maio; prefeito pode adotar "toque de recolher"

Gislaine Morais/VG Notícias

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que as aulas na rede pública de educação do município ficarão suspensas entre os dias 06 de abril a 10 de maio. Entre elas, creches, CMEI e o programa bom de bola, bom de escola. Essas e outras novas medidas foram tomadas para a contenção da disseminação e transmissão do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito durante uma “live” na manhã deste sábado (04.04).

De acordo com Emanuel, as creches e berçários da rede privada devem acompanhar o período de suspensão das aulas.

Os alunos matriculados no ensino fundamental ou na educação de jovens e adultos vão ter disponibilizado materiais de ensino de reforço em ambiente virtual, para que os dias fora da sala de aula não sofram prejuízo pedagógico.

O prefeito ainda reforçou que os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade continuarão recebendo o fornecimento de alimentação em suas residências durante esse período.

No transporte coletivo, entre os dias 06 de abril a 10 de maio, os benefícios, como passe livre estudantil, cartão melhor idade e tarifa social estarão suspensos nesse período. Os ônibus devem circular com 50% dos passageiros, "ou seja, se em um ônibus cabe 80, devem andar com 40", explicou o gestor municipal. Assim como após sua parada final, os ônibus devem fazer uma parada técnica para higienização.

Emanuel ainda anunciou que um grupo será montado com fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Saúde para avaliar, semanalmente a necessidade ou não de implantação do toque de recolher. Segundo ele, muitos carros foram vistos transitando pela cidade, assim como em várias ocasiões, o transporte coletivo transitou lotado.

Em relação ao comércio, no período de 6 a 21 de abril todas as atividades continuam suspensas, incluindo shoppings, restaurantes, bares, lanchonetes, templos, igrejas, academias, feiras livres e exposições em geral, mas segundo o prefeito, as vendas podem ser feitas e entregues de forma delivery.

Já nas novas medidas, autopeças e lavo jatos foram liberados, mas atendendo as restrições, para não aglomeração. Os Supermercados e congêneres que estavam proibidos de abrir no feriado, o prefeito liberou o funcionamento de segunda a segunda, assim como nos feriados, nos horários de 8h às 19h.

O decreto nº 7868/2020 deve ser publicado no Diário de Contas do Estado (TCE/MT) que circula na próxima segunda-feira (06.04). As novas medidas devem valer pelo prazo de 15 dias.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760