Após pedido de vista do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joaquim Noronha, os recursos dos petistas Valdir Barranco e Altir Peruzzo voltam a julgamento nesta terça-feira (12.11) no pleno do TSE.
Barranco e Peruzzo disputaram o cargo de deputado estadual nas eleições deste ano e os votos dos dois, somados, podem interferir no quadro da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura. Juntos, os petistas fizeram 34.456 votos. Porém, estes votos estão congelados e não foram computados para calcular o quociente eleitoral, nem agregado aos votos da coligação dos mesmos - Amor a Nossa Gente II.
No último julgamento do TSE, ocorrido em 21 de outubro, a relatora dos recursos, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, havia adiantado o seu voto, no sentido de recursar o recurso de Barranco, no entanto, Noronha pediu vista e adiou o julgamento. Durante esses mais de 20 dias, o processo não retornou a julgamento devido licença tirada por Noronha, que voltará ao pleno na sessão de amanhã (11).
Quanto ao recurso de Altir Perruzo recebeu vista de Noronha e foi devolvido para a relatora, ministra Maria Thereza, e também será apreciado na sessão desta terça (11).
Vale destacar que os dois petistas são considerados fichas sujas pela Justiça Eleitoral por terem suas contas de gestão reprovadas pela Câmara de seus municípios, quando prefeitos, sendo Barranco em Nova Bandeirantes e Peruzzo em Juína. Eles tentam recorrer das decisões das Câmaras municipais, dos seus respectivos municípios, na Justiça, porém, até o momento eles não obteram êxito em nenhum recurso protocolado.
Caso a Justiça acate os recursos dos dois impugnados, o quadro definido em 05 de outubro para deputado estadual em Mato Grosso mudará, e por uma diferença de apenas 115 votos a coligação do deputado eleito, coronel Taborelli (PV) perderá a quarta sobra, ou seja, perderá uma vaga. A coligação que conta com duas cadeiras passará a ter apenas uma, a ser ocupada por Wancley, e Taborelli ficaria com a primeira suplência.
Neste caso, a coligação Amor a Nossa Gente II seria a beneficiada e passaria a contar com nove vagas – atualmente conta com oito. O candidato impugnado Barranco é quem assumiria, já que fez 19.227 votos.
Porém, vale destacar que para a coligação de Taborelli perder uma vaga, necessariamente a Justiça eleitoral precisa dar parecer favorável para aos dois candidatos acima citados enquadrados na "ficha limpa".
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).