O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), consolidou sua liderança na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, segundo pesquisa do Instituto MT Dados divulgada nesta terça-feira (14.03). Em todos os cenários testados, Botelho aparece na frente, com chances inclusive de vencer no primeiro turno. A pesquisa foi realizada após o União Brasil definir Botelho como candidato do partido na disputa pela prefeitura de Cuiabá.
No primeiro cenário, Botelho soma 33% das intenções de voto, contra 19% do deputado federal Abílio Brunini (PL) e 14% do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Os demais candidatos não ultrapassam 6%. Brancos e nulos somam 5%, e 17% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A liderança de Botelho se confirma mesmo com a presença de Lúdio Cabral (PT) como candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), excluindo José Roberto Stopa (PV) da disputa. Neste cenário, Botelho soma 34% das intenções de voto, seguido por Abílio Brunini (PL) com 19% e Lúdio com 15%. Juca do Guaraná Filho (MDB) aparece em quarto lugar com 4%. Brancos e nulos somam 7% e 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também testou a troca de Lúdio por Stopa na disputa. Neste caso, Botelho atinge 38%, Abílio Brunini (PL) se mantém com 19%, enquanto José Roberto Stopa (PV) obtém 7% das intenções de voto. Juca do Guaraná Filho (MDB) aparece com 5%. Brancos e nulos somam 9% e 22% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder. A soma das intenções dos três oponentes (31%) é menor do que o índice atingido por Botelho (38%), confirmando a chance de vitória no primeiro turno.
segundo turno
Botelho também vence em todos os cenários testados de um eventual segundo turno na disputa pelo Palácio Alencastro. Ele vence Abílio por 45% a 21%, Lúdio por 44% a 18% e Stopa por 49% a 8%. O MT Dados também testou possibilidades de segundo turno sem Botelho e se a disputa fosse entre Abílio e Lúdio, o candidato do PL venceria por 25% a 24%. Já se a disputa fosse entre Lúdio e Stopa, o petista levaria a melhor, 27% a 11%.
A pesquisa do MT Dados ouviu 1.060 eleitores de Cuiabá, entre os dias 7 e 10 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número MT-07478/2024.
Leia Também: Em ato de filiação, vereador aposta em até quatro vagas do MDB na Câmara
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).