por Lucione Nazareth/VG Notícias
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou nesta terça-feira (04.05) o quarto relatório acerca das obras da Copa do Mundo de 2014. O documento mostra que das 26 obras analisadas, 14 estão atrasadas.
Nos três primeiros relatórios tinham sido analisadas apenas 24 obras, neste último, foram acrescentadas as obras do Centro Oficial de Treinamento da UFMT e reforma de uma quadra poliesportiva.
De acordo com o relatório, das 26 obras, três foram concluídas, três não apresentaram atraso, duas apresentaram atraso de 30 dias, três apresentam atrasos de até 60 dias, quatro apresentam atrasos entre 61 e 90 dias, cinco apresentam atrasos de 121 e 180 dias, e duas apresentaram atrasos superiores há 180 dias.
Conforme o relatório do TCE, apenas 34,89% das obras previstas para serem executadas até o Mundial já foram concluídas. Entretanto, se o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) for excluído da matriz de responsabilidade, esse percentual sobe para 49,49%.
O TCE aponta que o número elevado de obras em atraso é por falta de rigor na fiscalização pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) - e recomenda que os dirigentes da pasta promovam ajustes nos cronogramas para que as obras sejam entregues dentro dos prazos pré-estabelecidos.
Segundo o conselheiro Antonio Joaquim, a situação é mais preocupante em relação às obras de construção da trincheira Jurumirim, pavimentação da Avenida Camboriú, na região do Coxipó, e do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari.
O TCE ainda voltou alertar a Secopa sobre o desperdício de dinheiro público, porque até agora o órgão não conseguiu os benefícios da isenção tributária do programa Recopa - referente às obras dos estádios para a Copa do Mundo. “Esse atraso está trazendo prejuízo aos cofres públicos, já que os benefícios não retroagem”, alerta o Tribunal.
Arena Pantanal: O relatório apresentado pelo TCE apresenta que 67,80 % das obras estão concluídas. Segundo o documento, a obra na construção da Arena teve evolução positiva no ritmo dos serviços, já que no último relatório apresentou 62,27 % das obras concluídas.
O TCE orientou que a Secopa deverá dar uma especial atenção na fiscalização dos trabalhos na Arena - sobretudo na estrutura metálica da cobertura do estádio. De acordo com o relatório, a estrutura metálica que deveria ter sido concluída no final de abril deste ano, apresenta apenas 69,72% do que foi executada, restando ainda 30,28% para ser concluída.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).