Por 21 votos favoráveis e uma abstenção, os deputados estaduais aprovaram em 1ª votação, na sessão ordinária dessa segunda-feira (30.04), o Projeto de Lei nº 29/2019 que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito no valor de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica Federal para investimentos em infraestruturas.
Conforme a proposta, o pagamento do financiamento será feito em quatro parcelas semestrais, com carência de dois anos e com juros de 5,7% ao ano mais a correção.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM) pontuou que o valor será usado para construção de 4 mil pontes em parcerias com os municípios e 100 pontes grandes feitas pelo próprio Governo de Mato Grosso.
“Esse pedido de empréstimo ele é muito importante porque temos que preparar para o depois. Temos que trabalhar com a visão lá na frente. E esse dinheiro pode ser usado lá na frente quando precisaremos retomar a economia”, argumentou Botelho.
O deputado Lúdio Cabral (PT) que avaliou o projeto durante pedido de vista, de 24 horas, alertou ao governador Mauro Mendes (DEM) para que tenha cuidado ao levar adiante as tratativas desse empréstimo, segundo ele, os pós crise fará com que o Estado brasileiro promova investimentos em obras públicas com recursos a fundo perdido e sem a necessidade de financiamentos.
“Eu li o conteúdo da mensagem e ela deve contemplar de oito a dez regiões. A região que não está sendo contemplada na proposta é a região noroeste. A região de Juína, Juruena, Castanheira, Cotriguaçu, Colniza, Rondonlândia e outros, ”, disse o parlamentar.
Lúdio, Wilson Santos (PSDB) e o deputado Valdir Barrando (PT) fizeram a proposta para apresentar uma emenda entre a 1ª votação e a Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCRJ), para que o projeto contemple todas as regiões. Outra emenda proposta foi para que o Governo venha prestar contas dessas obras.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).