João Filho Marques Rodrigues (PL), prefeito do município de General Carneiro, nomeou Wikytor Winnicios de Souza Vilela para o cargo de Chefe de Departamento de Saúde junto ao Departamento de Administração, da prefeitura. No entanto, Wikytor esteve envolvido em um episódio controverso, ele foi preso em dezembro de 2024 durante a Operação Aletheia, que investigou uma possível fraude em concurso público. A nomeação foi formalizada e publicada no Diário Oficial no dia 10 deste mês.
De acordo com a investigação conduzida pela Polícia Civil, o então secretário de Saúde do município, Wikytor Winnicios de Souza Vilela estava em posse de um mini gabarito do concurso público realizado pela Câmara de General Carneiro, no qual foi aprovado para o cargo de agente administrativo. Além dele, outras duas pessoas foram presas, incluindo o presidente da Câmara, Janderson Lauro Pereira, e o tesoureiro Leonardo de Souza Neres.
Leia mais sobre o assunto: Secretário de Saúde em cidade de MT fez cola e tinha "mini gabarito" de concurso, diz polícia
O caso começou a ser investigado em março de 2024 pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Barra do Garças. Durante uma busca e apreensão na residência de Wikytor, foram encontrados o gabarito oficial da prova, diversas folhas com a sequência das respostas copiadas repetidamente, e o gabarito impresso em diferentes tamanhos.
Segundo as informações da polícia, o candidato tentava fraudar o exame ao utilizar esses gabaritos reduzidos, com o intuito de passar despercebido pelos fiscais durante a realização da prova, caso não conseguisse ele tentaria decorar a sequência correta das respostas.
Outro lado
A reportagem do entrou em contato com o prefeito, mas até o momento não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).