O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta sexta-feira (17.01) que vai transferir as pessoas em situação de rua que vivem no Beco do Candeeiro e na região da Rodoviária de Cuiabá. O anúncio da nova medida foi feito após visita do prefeito nos dois locais.
Brunini afirmou que vai organizar abrigos e albergues do município para conseguir realocar a população que vive em situação de vulnerabilidade. Moradores devem ser encaminhados para o antigo prédio da Assistência Social do município, onde deverão receber tratamento de saúde e psicológico. O prefeito afirma que para os moradores que não são de Cuiabá, será ofertada a possibilidade de receber passagens de ônibus para se mudarem para os seus municípios de origem.
"Não vamos aceitar mais a continuidade desse sistema abastecendo o tráfico de drogas no nosso município.", afirmou o prefeito. "O prazo [para a retirada da população de rua] é assim que a gente conseguir restabelecer os lugares e apresentar ao Poder Judiciário para onde estas pessoas vão", declarou.
Além da realocação, a Prefeitura promete instalar câmeras do Vigia Mais MT para tentar rastrear a distribuição de drogas nos dois locais.
Fim da distribuição das marmitas
O prefeito também declarou que vai orientar organizações não governamentais e entidades religiosas para dar fim a distribuição de marmitas. Segundo o prefeito de Cuiabá, essas distribuição incentiva que as pessoas continuem nas ruas e funcionam como um "facilitador" do vício e da situação degradante.
"Não quero mais continuar com esse programa de entrega de marmitas nas ruas, não quero nem que a sociedade faça isso, quero orientar a sociedade, a sociedade religiosas e as associações: não entreguem marmitas nas ruas, a gente vai estabelecer um local de refeição, o restaurante popular, o restaurante do Centro de Apoio que vamos desenvolver, não queremos mais que isso continue", declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).