23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 22:10 - A | A

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 22h:10 - A | A

terceiro bloco

Abilio promete consultas pelo WhatsApp e Lúdio quer equipes médicas nas escolas

No lugar de debater, os dois candidatos utilizaram o tempo para falar de propostas

Lázaro Thor/VGN

No terceiro bloco do debate da TVCA, realizado nesta sexta-feira (25.10), último antes das eleições, Lúdio Cabral defendeu que equipes médicas atuem dentro das escolas para diagnosticar crianças. Abilio propôs uma mudança no cálculo do transporte público e o uso do WhatsApp para a realização de consultas médicas. Ambos os candidatos aproveitaram o tema para apresentar propostas, evitando o confronto direto.

Ainda no terceiro bloco, Abilio mencionou a 'Casa dos Autistas' e o protocolo digital nas unidades de saúde. O candidato propôs a presença de ortopedistas nas UPAs, em razão dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.

Brunini afirmou que realizará um planejamento urbano para reduzir os acidentes de trânsito, o que diminuiria a demanda nas unidades de pronto atendimento e ajudaria a desafogar o Hospital Municipal de Cuiabá. O candidato do PL declarou que o petista tenta atacá-lo por estar atrás nas pesquisas.

Brunini abordou o tema do transporte público, afirmando que pretende substituir a cobrança por passageiro pela cobrança por quilômetro rodado, com o objetivo de evitar a superlotação dos ônibus.

Ele propôs a criação do Cuiabá Card para facilitar a transição no método de cálculo. Brunini também prometeu reduzir impostos no centro histórico, com o intuito de atrair novas empresas para a região.

Além disso, ele prometeu descentralizar a cidade, incentivando a instalação de indústrias no Distrito da Guia. Para combater a corrupção, Brunini anunciou que investirá em programas de auditoria, controle e inteligência artificial, permitindo que a população acompanhe as ações da prefeitura.

“Imagina você pelo WhatsApp saber quanto foi pago para as empresas de transporte público?”, sugere o candidato. 

Abilio também defende o acesso facilitado às notas fiscais pelo WhatsApp. O candidato bolsonarista propõe, ainda, a realização de consultas médicas pela mesma plataforma.

“Também queremos levar lá para os bairros, como Morada da Serra, instalar um complexo multiesportivo, isso é importante porque quanto mais a gente investe no esporte mais a gente tira as crianças e os jovens das outras oportunidades que tem na rua”. Brunini também defende a criação de um campeonato interbairro, “como o brasileirão”.

Essas atividades em todos os bairros vão fortalecer o relacionamento da comunidade com os equipamentos comunitários", afirmou.

Em sua resposta, Lúdio afirma que Brunini fugiu das perguntas. "Ele desrespeitou você; usou oito minutos do tempo dele apenas para repetir aquilo que treinou para dizer no programa eleitoral", disse.

"Há duas mil crianças aguardando laudo para diagnóstico de autismo em Cuiabá, e os estudos demonstram que é provável que nós tenhamos seis mil crianças com autismo", declarou.

Cabral diz que vai mobilizar todas as equipes de saúde dentro das escolas para atender as crianças. "Nós vamos mobilizar a rede especializada, com psiquiatra, neuropediatra e psicólogo, para organizar e atender todas essas crianças que hoje aguardam o laudo para confirmação do diagnóstico", explicou.

Cabral também promete fortalecer os centros de reabilitação. "Nós vamos ter quatro centros de reabilitação bem estruturados, um em cada região, para realizar todas as terapias necessárias", prometeu o candidato.

O candidato petista afirmou que os recursos para isso virão de parcerias com o Governo Federal, o Governo do Estado e a sociedade civil. Ele menciona que esteve com ministros apresentando projetos. "Toda a minha trajetória, todo o caminho que percorri foi para chegar a este momento", afirma Lúdio, sobre seu preparo para ser prefeito.

O petista também diz que vai governar ao lado dos servidores públicos e que pagará o RGA todos os anos, recompondo o índice de 2021 e 2022, que equivale a quase 10%. "Nós vamos combater o assédio moral no serviço público. Aprovei uma lei estadual sobre assédio moral como deputado estadual e, na prefeitura, vou colocá-la em prática", afirmou Lúdio.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760