Lúdio diz que Abilio tem projeto para acabar com Bolsa Família e candidato do PL defende criação de “Cashback Cuiabano” O candidato do PT, Lúdio Cabral, afirmou durante quarto e último bloco do debate da TVCA realizado nesta sexta-feira (25.10) que o candidato Abilio Brunini possui um projeto na Câmara dos Deputados para extinguir o projeto Bolsa Família do Governo Federal. Abilio negou a informação e disse que o adversário está inventando fake news. Brunini defendeu a criação do cashback cuiabano.
Leia mais sobre o assunto: Entenda projeto de Abilio Brunini que impõe "condições de higiene" para quem recebe Bolsa Família
No terceiro bloco, pela segunda vez, Abilio evitou o debate direto com Lúdio e usa o tempo para citar propostas do seu programa eleitoral. Em sua fala, Abilio defende o fim de aprovação de projetos.
“A prefeitura não tem que ser um obstáculo para a construção desse prédio de 100 pavimentos, muito pelo contrário, a prefeitura tem que apoiar”, afirma. “Para uma cidade desenvolver bem a gente precisa desburocratizar, isso é um grande problema, todo governo do PT pensa em burocracia”, afirma Brunini.
Abilio diz que Prefeitura cobra taxa de publicidade até dentro do Shopping. Ele afirma que quem abrir sua primeira empresa não terá que pagar o cadastro. “Nós queremos facilitar a sua vida”, afirma.
Brunini cita a criação do “Cashbak cuiabano” para que cada cidadão ganhe um ponto a cada vez que uma pessoa emitir uma nota fiscal e, com isso, a pessoa pague alvarás ou outras taxas.
“Essas taxas só travam o processo da prefeitura de gerar emprego, gerar renda e gerar empreendedorismo”Brunini diz que vai embutir nas escolas “coisas simples” como, por exemplo, o cálculo de como funciona o bolo.
No momento de Lúdio falar, o candidato diz que Brunini tem um projeto de lei para acabar com o Bolsa Família. “Ele quer acabar, penalizar as famílias, se ele não tivesse fugido do debate ele teria tempo para responder essa questão, porque ele quer acabar com o Bolsa Família”, afirma.
Cabral promete construir um campus do IFMT na Grande Coxipó. “Para dar ensino técnico profissionalizante e curso superior para a juventude trabalhadora daquela região”, declarou.
O candidato também defende a modernização do Distrito Industrial para construir uma indústria vocacionada para a agricultura, como indústria têxtil e indústria de fertilizantes”, afirma.
Lúdio promete criar o programa “Impulsiona Cuiabá” com o oferecimento de cursos profissionalizantes, como cursos de costura. Também defende um programa de crédito de financiamento com juros abaixo do mercado.
Ele cita a criação de programa para pessoas com deficiência e que fará outro programa de parceria com o comércio para desburocratizar a prefeitura.
Na resposta, Abilio negou a existência de projeto para extinguir Bolsa Família e criticou a proposta do petista para plantar um milhão de árvores em Cuiabá.
“Você teria que plantar 689 árvores por dia, mas eu quero dizer para você que as propostas fantasiosas não ajudam Cuiabá”, afirma. Brunini fala sobre a taxa de lixo. Segundo ele, a taxa só poderia existir em municípios com alta inadimplência. “A prefeitura está cobrando três faturas de uma vez na cobrança da água”, diz.
O candidato do PL quer veículo de coleta seletiva com câmeras para mapear os buracos da cidade. “A inteligência artificial associada ao veículo de coleta de lixo vai fazer a gente mapear as vias públicas”, promete. Lúdio afirma que, se cada família em Cuiabá plantar uma árvore por ano, será suficiente para plantar um milhão de árvores.
Candidato defende a educação ambiental nas escolas e a recuperação de áreas de preservação permanente. Ele diz que se isso não for feito em poucos anos faltará água em Cuiabá.
“Por isso meu plano de governo, com 520 propostas, é o único plano de governo que fala das mudanças climáticas, do calor extremo que estamos vivendo, precisamos de ações ousadas, o candidato adversário pensa pequeno, ele é medíocre, exerceu o mandato de vereador não aprovou uma lei, só criou confusão, como deputado federal ele mesmo se afirma como bobo da corte”, afirma.
Lúdio lembra que a perimetral e a Avenida das Torres, construídas no governo Wilson Santos e Dante de Oliveira, respectivamente, eram consideradas obras irrealizáveis. “Nós temos que pensar grande”, defende o candidato.
Cabral volta a repetir que vai governar em parcerias com os governos porque tem maturidade e equilíbrio emocional para isso. “Vou trabalhar em parceria com os servidores públicos, eu sou servidor público, e ao lado dos meus colegas nós vamos construir uma prefeitura a altura do merecimento da nossa população”, afirma.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).