O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), gravou um vídeo nesta quarta-feira (26.03), durante uma visita ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). Na gravação, ele denuncia que um milhão de comprimidos de Enalapril, adquiridos na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), vencerão em dois meses.
Durante a visita, o prefeito questionou um funcionário do CDMIC sobre o histórico de consumo do medicamento. Segundo o servidor, nos últimos três meses foram distribuídos 308.880 comprimidos. Considerando essa média, aproximadamente 200 mil comprimidos deverão ser utilizados nos próximos dois meses, enquanto mais de 800 mil devem ser descartados.
“Dois pacotes de Enalapril vão vencer em dois meses. A corrupção é um grande problema na compra de medicamentos, mas a má gestão também. A administração anterior comprou mais remédios do que o necessário para o consumo mensal”, destacou Brunini.
O prefeito expressou indignação ao saber da grande quantidade de comprimidos prestes a vencer e que serão descartados, enquanto há falta de dipirona nas unidades de saúde. Segundo ele, isso ocorreu devido a falhas no processo de aquisição de medicamentos pela gestão anterior.
“Não houve um planejamento adequado para atender à demanda. Hoje, mesmo com todos os esforços para distribuir os remédios e tentar realizar permutas, não conseguimos evitar o desperdício”, explicou o prefeito, ressaltando a necessidade de um planejamento eficiente na dispensação dos medicamentos.
Leia também - Cattani critica postura de Mauro Mendes: "Chamou deputados de marginais, no caso, eu"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).