Durante evento do PRD realizado nesta terça-feira (25.03), o governador Mauro Mendes (União Brasil) surpreendeu ao desvincular sua posição pessoal da instituição que representa, ao afirmar que sua preferência pelo nome do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) como candidato ao governo em 2026 não reflete a posição do partido. Segundo ele, se trata apenas de uma opinião individual.
“Eu sempre declarei minha opinião pessoal. Mauro Mendes, independentemente de ser governador, independentemente de ser presidente do União Brasil, tem o direito, como todos nós temos, de externalizar suas opiniões. Nunca falei como governador e nunca falei como presidente do União Brasil”, declarou Mendes, ao ser questionado se sua escolha poderia causar desconforto entre outros possíveis pré-candidatos da legenda. A declaração causou estranheza, considerando que o próprio governador ocupa cargo de liderança na sigla.
Ainda sobre o processo eleitoral, Mendes relativizou a relevância dos partidos políticos, classificando como “natural” a troca constante de siglas por parte de seus aliados. Para ele, a desvalorização das legendas é reflexo da própria atuação dos partidos, que se tornaram, segundo suas palavras, “instrumentos cartoriais”.
“Infelizmente, no Brasil, fizeram por merecer. Perderam a importância. Qual é a ideologia de um partido? O que ele defende? Quais ideais defende? Ninguém sabe”, afirmou o governador. E completou: “Não dá para condenar ninguém que ora está em um partido, ora está em outro. O próprio cidadão não liga muito para partido, o que é errado, mas os próprios partidos não fizeram por merecer a confiança do cidadão brasileiro.”
A crítica genérica à estrutura partidária foi acompanhada de um novo episódio polêmico. Questionado sobre o vídeo em que se referiu a políticos como “malandros” — e que gerou reação da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que se disse atacada —, Mendes se esquivou da polêmica, negando ter citado nomes. “Eu falei o nome dela?”, questionou. “Por que ela se sentiu ofendida?”, limitou-se a dizer, sem apresentar retratação ou esclarecimento sobre o conteúdo do vídeo.
Leia também - Abilio critica tensão política em VG e sugere que insatisfeitos disputem eleição em 4 anos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).