27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 25 de Junho de 2022, 21:15 - A | A

Sábado, 25 de Junho de 2022, 21h:15 - A | A

ENTREVISTA da semana

“A população quer saber de resultados, de coisas que os políticos façam para melhorar a vida das pessoas"

O governador também falou sobre uma possível reeleição e sobre sua relação com o presidente Jair Bolsonaro

Tabita Marinho/Especial para VG Notícias

A frase acima, que em um primeiro olhar parece uma sentença simples - ou até mesmo óbvia – deixa claros dois aspectos da atual gestão de Mato Grosso, evidenciados em vários momentos da entrevista que o governador Mauro Mendes concedeu à jornalista Tabita Marinho.

A firmeza nos posicionamentos e a assertividade em responder cada pergunta - que já fazem parte do perfil pragmático e empresarial de Mauro, abriram espaço para gestos e atitudes de um gestor que tem olhar visionário e empático, e que além de saber o que está fazendo, conhece em detalhes cada ação e cada resultado de seu Governo. Mauro deixa claro, a cada resposta, que tem total consciência de que sua missão, principalmente diante dos avanços econômicos do Estado, reconhecidos nacional e internacionalmente, é atuar para melhorar a vida dos cidadãos.

O governador também falou sobre uma possível reeleição e sobre sua relação com o presidente Jair Bolsonaro e com os membros da bancada mato-grossense no Congresso Nacional. Confira!

VGN - A atual gestão conseguiu realizar o que propôs na campanha eleitoral?

Mauro Mendes - Conseguimos avançar e entregar muito mais do que nos propusemos, em todas as áreas. Desde o início da nossa gestão, o grande objetivo sempre foi fazer a Saúde funcionar. E ela já está funcionando muito melhor do que antes. Abrimos o Hospital Estadual Santa Casa, ampliamos o Metropolitano, ampliamos todos os regionais e unidades no interior, alguns com alas já concluídas, além das parcerias com os hospitais municipais.

Podemos considerar que fizemos uma verdadeira revolução na Saúde. O Hospital Central estava parado há 34 anos e o Julio Muller, há sete. E serão os maiores e melhores hospitais públicos de Mato Grosso. Fora os quatro hospitais regionais no interior, em Juína, Confresa, Alta Floresta e Tangará da Serra. São seis grandes hospitais. Para quem usa a saúde pública, isso é algo muito importante.

Com investimento de RS 207 milhões, a obra do hospital Julio Muller é uma parceria do Estado de Mato Grosso com a Universidade Federal – UFMT, sendo 50% dos recursos do Estado e 50% da União.

Localizado na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, o hospital terá 58,3 mil metros quadrados de área construída, com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, sendo 18 pediátricos 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 salas para banco de sangue e triagem.

Para algumas pessoas, os 2.500 km de asfalto que estamos fazendo em todo o interior e que vamos concluir até o final desse ano, principalmente para os mato-grossenses que vivem no campo e que andam nessas estradas de terra, isso tem muito valor. Para algumas pessoas isso não tem valor nenhum, porque elas nasceram na cidade, cresceram na zona urbana. A rua em que ele morou sempre foi asfaltada. Então ela não dá valor nisso, mas essas ações fazem toda diferença para quem tem a demanda e recebe o serviço.

Na área de políticas sociais, por exemplo, esta gestão fez investimentos que nenhuma outra havia feito. Nossos programas, que são liderados de forma voluntária pela primeira-dama Virginia Mendes, junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social já distribuíram mais de 1 milhão de cestas básicas. Isso é cuidar das pessoas. O auxílio que o governo fornece para mais de 100 mil famílias comprarem alimentos também tem sido de grande importância, ainda mais nesse momento em que passamos pela pandemia e a inflação tem dificultado a vida de quem ganha menos.

VGN - O que o senhor considera como uma marca da sua gestão?

Mauro Mendes - Dizer que tem uma grande marca, não seria muito justo porque, objetivamente, o governo precisa atender sobre a ótica e o interesse de um maior número possível de mato-grossenses, os seus desejos e as suas expectativas. Talvez, nós possamos dizer com muita tranquilidade que o governo hoje tem políticas públicas sendo implementadas em todas as áreas. Se você olhar na segurança, na saúde, no esporte, na cultura, no ambiente, na infraestrutura, na educação, não importa, você vai encontrar grandes investimentos cumprindo com esse papel que o Estado tem, de cuidar de todos os mato-grossenses.

VGN -  E tem algum ponto da gestão, algum projeto que o senhor acredita que poderia ter avançado mais e não avançou?

Mauro Mendes - A parte da tecnologia e informação, é algo que não me deixou ainda satisfeito. Nós tivemos a pandemia, e isso atrapalhou muito, não só a nós, mas o mercado como um todo. As empresas tiveram suas atividades paralisadas, houve uma disrupção no mercado de fornecimento global e isso afetou o desempenho do governo, porque em muitos momentos nós íamos para o teletrabalho, as equipes eram colocadas em casa porque naquele departamento tinha-se muitas pessoas contaminadas com o vírus. Então durante quase mais de um ano, quase dois anos, os nossos trabalhos foram prejudicados. E essa área, é de muita importância, apesar de grandes avanços, é uma área que eu gostaria de ter avançado mais do que nós conseguimos avançar.

VGN - Em que ponto específico da área da tecnologia o senhor gostaria de ter avançado?

Mauro Mendes  - O processo de digitalização dos serviços públicos, é um processo que está em curso. Duas secretarias avançaram muito bem, o Detran avançou. Hoje, muitos serviços do Detran podem ser realizados pelo aplicativo no celular. A Secretaria de Meio Ambiente também está avançando muito bem. Até o final de junho deste ano, nós vamos ter todos os licenciamentos feitos de forma eletrônica. Isso traz segurança, facilidade ao cidadão. Em qualquer canto do Estado, ele não precisa mais vir ao órgão ambiental para protocolizar um processo de licenciamento. Com o licenciamento digital, você tem a celeridade da finalização do processo que pode durar de 3 a 4 dias, e isso há alguns anos atrás era inimaginável e impensável. Então essas áreas evoluíram bem. Existem outras que ainda estão no desenvolvimento, como o Procon, que ainda está um pouco atrasado. A própria Secretaria da Fazenda está fazendo um esforço muito grande neste ano. E, este ano de 2022, nós estamos concentrando os esforços, mas até o presente momento teremos um desafio grande para que a gente possa comemorar, com um governo 100% digital.

VGN - A respeito desse licenciamento digital, quanto tempo demorava essa tramitação antes da implantação desse processo?

Mauro Mendes -  Depende, nós mudamos a legislação e hoje nós temos alguns tipos de licenciamentos diferentes. O licenciamento por adesão e compromisso, por exemplo, ela é muito rápida, em três, quatro ou cinco dias está pronta uma licença emitida para o cidadão. Existe a licença simplificada, essa demora em torno de 30 dias. E aí, existem as licenças mais complexas que demandam estudos de impacto ambiental EIA/RIMA do CONSEMA. Essas duram em torno de três a quatro meses, mas elas realmente demandam um estudo a ser feito pelo empreendedor e uma análise maior por parte dos técnicos da Secretaria, mas eu diria que hoje o Estado de Mato Grosso está entre os estados brasileiros com menor tempo para conceder uma licença ambiental.

VGN - Como o senhor avalia seu staff? As equipes atenderam suas expectativas nessa gestão?

Mauro Mendes  - De maneira geral, sim! Eu sempre quero mais, sempre cobro mais, porém nós temos que analisar as condições sobre as quais todos trabalharam. Primeiro ano foi muito difícil. Um ano para arrumar a casa, reorganizar as finanças, fazer os enfrentamentos necessários para ajustar a máquina e ter o equilíbrio fiscal entre receita e despesa. Pagar fornecedor e colocar a máquina para trabalhar adequadamente. Depois, no segundo, quando a gente já começaria a deslanchar um pouco mais, entrou a pandemia. Então tivemos um primeiro ano atrapalhado pela crise que nós herdamos, e as dificuldades que ela trouxe consigo, e o segundo e terceiro ano com a pandemia, mas mesmo assim nós temos muita coisa pra comemorar. Não existe nenhuma área da nossa administração, do governo que nós não tenhamos robustos números pra mostrar o que o governo está fazendo de diferente e de melhor, devolvendo para a população do seu Estado, com seus serviços mais qualificados.

VGN - No caso de reeleição, qual será a sua prioridade na próxima gestão?

Mauro Mendes - Por enquanto ainda estamos numa fase de construção desse processo e definição de uma candidatura à reeleição. Nós vamos ouvir, o que seria importante, que para um novo possível mandato, e óbvio depois de nos submetermos ao processo das urnas e prevalecer pela vontade de Deus e do povo, e se tiver aqui no próximo mandato, existem muitas prioridades, porque as prioridades mudam. Num primeiro momento a grande prioridade é fazer um asfalto em uma determinada cidade. Depois que o asfalto chega, começam a aparecer outras prioridades. Então nós temos que compreender que nas diferentes regiões, nas diferentes cidades nós temos realidades distintas e consequentemente nós teremos prioridades distintas para todo o Estado de Mato Grosso, mas seguramente o processo de geração de emprego, de industrialização, o processo de qualificação da nossa mão de obra para esse crescimento pujante de Mato Grosso será uma das grandes prioridades.

VGN - Como está a sua relação com a bancada federal, em termos de articulação e colaboração?

Mauro Mendes - Com a maioria da bancada, seis deputados federais e os três senadores, nós temos excelente relacionamento, o que tem sido importante na defesa dos interesses que são positivos para o desenvolvimento do Estado. Esses deputados e senadores sempre atuaram de maneira a preservar os interesses de Mato Grosso e dos cidadãos mato-grossenses.

VGN - No cenário nacional, o que o senhor acredita que deve ser prioritário na atuação do governo federal para com os estados, a fim de resolver desigualdades regionais?

Mauro Mendes - Houve uma mudança muito forte na atual administração do presidente Jair Bolsonaro. O governo federal perdeu um pouco da sua capacidade de investimento, e os recursos federais estão chegando aos Estados por meio das emendas parlamentares. Essas emendas tem um papel importante, mas como há uma pulverização desses recursos, isso tira a capacidade de criar estratégias mais globais, e obras e ações mais estruturantes, então nós aqui estamos muito mais focados em fazer os investimentos com os recursos estaduais do que pensando em recursos que possam vir de Brasília ou de algum ministério. Para vocês terem uma ideia do que estou falando, a BR-174, que é uma rodovia federal que liga Juína até Colniza, nós estadualizamos, pegamos da União e passamos para o Estado, porque o governo federal disse em alto e bom som que não teria recurso para fazer esse asfaltamento. Então, o governo buscou isso para a nossa responsabilidade, e seu Deus quiser vamos asfaltar aquela via.

VGN - Como estão os investimentos no potencial turístico de Mato Grosso?

Mauro Mendes  - Nós temos hoje em andamento alguns investimentos na área de turismo. Obras em Barão de Melgaço, em Santo Antônio do Leverger. O Parque Novo Mato Grosso, que traz um conceito que vai agregar muito à baixada cuiabana. Temos a praça de Chapada, obras em São Félix do Araguaia, todas elas ou em fase final de projeto ou em fase de licitação. Temos também os investimentos de Barra do Garças, um Centro de Eventos na cidade, que está sendo finalizado. O Centro de Eventos de Tangará da Serra. A Orla de Cáceres, que também está indo para fase de finalização do projeto. Enfim, o governo já está fazendo um importante e robusto investimento nessa área do turismo e, eventualmente, num próximo mandato, nos próximos anos, eu acredito que essa também será uma das áreas que mais irão receber atenção, em face do potencial que Mato Grosso tem e em face da importância que essa cadeia tem na geração de emprego, e na atração de dividendos para o Estado de Mato Grosso.

VGN - Governador, sempre nas proximidades das eleições vem a questão do alinhamento político, do Governo do estadual com a esfera federal. Como o senhor enxerga isso?

Mauro Mendes -  É muito importante que você tenha uma gestão que esteja focada e que produza resultado. Aqui no Estado de Mato Grosso, durante esses três anos e quatro meses que aqui estou, estive alinhado com todo mundo que quis trabalhar seriamente para Mato Grosso e com Mato Grosso. Então, eu estive alinhado com a Assembleia Legislativa, não tivemos brigas nem divergências, com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça, com o Tribunal de Contas, e com todos aqueles que querem o bem do nosso Estado. Em nível federal, nós também sempre procuramos ter com o presidente Jair Bolsonaro um relacionamento amistoso, sem criar nenhum tipo de conflito. Quando você tem esse alinhamento que lhe dá paz e sossego para trabalhar, já é um primeiro bom caminho, o resto depende da sua competência, da sua capacidade de transformar as potencialidades em resultado, e é isso que nós temos feito em Mato Grosso, pegando as oportunidades e transformando isso em resultado, em ganhos para a sociedade e para o povo de Mato Grosso.

VGN - É muito conhecido aqui em Mato Grosso o antagonismo político entre o senhor e o prefeito da capital. o senhor acredita que essas divergências entre vocês possam atrapalhar algo que seja relacionado à população de Cuiabá? Há algo que deveria ter sido entregue e não foi, por exemplo?

Mauro Mendes - Apesar do prefeito falar isso o tempo todo, na prática não acontece. O governo tem hoje em Cuiabá um investimento que supera a casa de R$ 1,5 bilhão. É o maior da história, se nós olharmos os hospitais que estamos fazendo, o Centro Novo Mato Grosso, as rodovias que estamos asfaltando. Todas as obras que estão sendo desenvolvidas em Cuiabá diretamente pelo governo, elas realmente têm um volume financeiro nunca visto na história da nossa Capital. As minhas divergências com o prefeito são no campo político. Os motivos já falei dezena de vezes, e todos conhecem, e eu não gosto muito de perder tempo com isso, porque não vale a pena, vamos trabalhar porque a população quer saber de resultados, de coisas que os políticos façam para melhorar a vida das pessoas.

VGN - Tem uma ponte que está sendo construída e que liga Cuiabá à região sul. Tem previsão de término para essa ponte?

Mauro Mendes - A previsão é de que até o mês de julho essa ponte esteja finalizada. Ela vai ligar a região do Parque Cuiabá e do Parque Atalaia até a região do Cristo Rei. É uma obra importante, porque quem está nessa região de Várzea Grande e pretende ir para o Distrito Industrial, que é na região sul, não terá que vir mais até a ponte Sérgio Motta. Isso irá criar uma melhor condição de fluidez entre grande parte de Várzea Grande com a região sul da nossa capital.

VGN - Explique esta nova ação do Governo que vai instalar lâmpadas de led em todos os municípios de MT

Mauro Mendes - O governo fez uma licitação e, está comprando mais de 400 mil lâmpadas de led para iluminação pública. Nós vamos entregar para que até o final do ano, 100% dos municípios de Mato Grosso estejam iluminados com lâmpadas de Led. Uma lâmpada eficiente, econômica. Investir em uma boa iluminação noturna é investir em segurança pública e em qualidade de vida. É o maior programa de iluminação pública no Brasil. Nós seremos o único estado brasileiro, que vai ter todos os seus municípios com lâmpada de Led.

VGN - Governador, vamos fechar nossa entrevista com suas considerações finais

Mauro Mendes  Estamos caminhando para o final desse mandato. E, graças a Deus e a ajuda de muita gente, de servidores, de agente públicos, de poderes, do cidadão, de produtores, dos trabalhadores, de empresários, enfim de mato-grossenses que nos ajudaram, hoje o estado de Mato Grosso é um dos mais bem vistos do Brasil, sendo muito bem falado em todo o País, pelos investimentos, pelo seu crescimento, pela geração de empregos e oportunidades. É um estado que está dando muito orgulho pra mim como mato-grossense e também na condição atual de governador.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760