Segundo a pesquisa PoderData, realizada entre os dias 2 e 4 de abril, 14% dos eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, das eleições de 2022, aprovam atualmente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do Planalto.
Na pesquisa foi perguntado aos entrevistados sobre seu voto na última eleição - e posteriormente, questionado sobre a aprovação do governo ("Você aprova ou desaprova o governo do presidente Lula?"). Os resultados foram cruzados, permitindo que se chegasse aos percentuais de aprovação do Governo Lula entre os eleitores de Bolsonaro.
Além de cruzar o voto dos entrevistados em 2022, com a pergunta sobre aprovação do Governo Lula, o PoderData também utilizou outras questões para análise. Uma delas foi em relação à avaliação do desempenho do presidente, na qual o entrevistado podia escolher entre as opções bom/ótimo, regular ou ruim/péssimo.
Os resultados revelaram que entre aqueles que votaram em Bolsonaro, 12% avaliam o trabalho de Lula como bom ou ótimo e 26% consideram que a gestão lulista, até o momento, tem sido igual ou melhor do que a de Bolsonaro.
Embora a tendência natural desse grupo seja desaprovar a gestão do petista, os 14% que aprovam e os 12% que avaliam a gestão de Lula como boa ou ótima são considerados exceção. Esses resultados indicam que existe, dentro do grupo bolsonarista, uma parcela de "eleitor satisfeito" com a atual administração.
Os dados foram coletados de 2 a 4 de abril de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 233 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Leia também: Lula assina proposta que libera R$ 7,3 bilhões para pagamento do piso da enfermagem
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).