18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Penal Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 08:11 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 08h:11 - A | A

condenado por estupro

STJ marca para 05 de junho julgamento de amigo de Robinho

Falco também foi condenado pela Justiça italiana a 9 anos de prisão por estupro coletivo

Lucione Nazareth/VGNJur

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o dia 05 de junho o julgamento do pedido de homologação da sentença da Itália que condenou Ricardo Falco, amigo do ex-jogador Robinho, a 9 anos de prisão por estupro coletivo naquele país. Com a homologação, a Itália pretende que a pena seja cumprida no Brasil.

A defesa de Falco chegou a solicitar adiamento do julgamento de Robinho, para que a análise dos dois casos ocorresse de forma simultânea. No pedido, a defesa alegou que julgamento separado poderia acarretar cerceamento de defesa e decisões contraditórias, já que os dois processos dizem respeito aos mesmos fatos.

O relator do caso, ministro Francisco Falcão, negou o pedido sob argumento e que, embora o caso tenha a mesma origem na Justiça italiana, foram instaurados procedimentos de homologação distintos para garantir o exame de situações específicas de cada pessoa, como dupla nacionalidade e a existência de residência habitual ou de vínculo com o Brasil.

Ao indeferir o adiamento, o magistrado condenou Ricardo Falco ao pagamento de multa de um salário mínimo, por entender que o pedido teve apenas o objetivo de tumultuar o andamento dos processos.

Lembrando que Falco e Robinho foram os únicos processados pela Justiça italiana. Os outros quatro amigos do ex-jogador não foram condenados. Como todos já haviam deixado a Itália durante as investigações, eles não foram localizados pela Justiça para serem notificados para a audiência preliminar que aconteceu em 31 de março de 2016. 

O grupo foi acusado de praticar violência sexual na chapelaria de uma casa noturna de Milão, contra uma albanesa que comemorava o aniversário de 23 anos, no dia 22 de janeiro de 2013.

No dia 20 de março, o STJ confirmou a condenação de Robinho, no processo conhecido como Homologação de Decisão Estrangeira. O ex-jogador foi preso no dia seguinte pela Polícia Federal e cumpre a pena, desde então, no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

Leia Mais - Condenado por estupro, Robinho é preso no litoral de São Paulo

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760