28 de Abril de 2025
28 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Penal Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 14:48 - A | A

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 14h:48 - A | A

homicídio qualificado

PM que matou morador de rua após discussão em VG vai a júri popular

PM matou morador de rua a tiros após uma discussão por causa de um cachorro

Lucione Nazareth/VGNJur

O sargento da Polícia Militar, I.S.C, será submetido a Júri Popular pelo assassinato do morador em situação de rua, Josivan Muniz Barbosa, em 13 de maio de 2023, no bairro da Manga, em Várzea Grande. A informação consta em decisão do juiz Pierro de Faria Mendes, da 1ª Vara Criminal de Várzea Grande. 

O militar será julgado pelo crime de homicídio qualificado, pelas seguintes qualificadoras: motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa. 

Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), no dia 13 de maio de 2023, no período noturno, na rua Coronel Manoel Gomes, bairro Ponte Nova, o sargento I.S.C. matou Josivan Muniz Barbosa com seis tiros, após uma discussão entre eles por causa de um cachorro. 

Na época, o cachorro teria avançado contra o filho do suspeito, e o morador de rua teria evitado que o animal sofresse qualquer agressão por parte do militar. 

Leia Mais - Morador de rua é morto em VG e populares dizem que atirador é policial

Contudo, o acusado contesta a versão da denúncia. Segundo ele, seu filho e outras crianças estavam brincando na calçada quando o cachorro se aproximou e avançou nos menores. O filho do militar pegou um chinelo e fez menção de bater no animal, momento em que Josivan Muniz chegou de maneira agressiva, xingando as crianças, com intenção de agredi-las. 

O PM disse que repreendeu a vítima, que teria ficado enfurecida, desferindo xingamentos contra ele, e proferindo a seguinte ameaça: “Olha, o negócio é o seguinte. Você já vai tomar um salve também." 

Ainda de acordo com o policial, após proferir a ameaça, Josivan sacou uma faca de dentro do carrinho de mão, que estava com ele, e partiu para cima do acusado, que para se defender efetuou dois disparos contra o morador de rua da linha de cintura para baixo.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760