05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, 10:00 - A | A

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, 10h:00 - A | A

no supremo

PGR alerta sobre risco de atos antidemocráticos em MT e pede reforço policial

PGR detectou mensagem sobre suposta mobilização de manifestantes para realizarem atos antidemocráticos em MT e nos demais Estados do país

Lucione Nazareth/VGN

O subprocurador-geral da República (PGR), Carlos Frederico Santos, encaminhou manifestação na noite dessa terça-feira (10.01) ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o governador de Mato Grosso em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, reforcem a segurança em Cuiabá e nas principais cidades nesta quarta-feira (11.01) em decorrência do risco de atos terroristas, como ocorreu em Brasília. O pedido sobre o reforço policial foi estendido para todos os demais Estados e ao Distrito Federal.

De acordo com a PGR, a providência decorre da circulação de mensagem sobre suposta mobilização antidemocrática que estaria sendo articulada para ocorrer hoje. O fato chegou ao conhecimento do Ministério Público Federal (MPF) por meio do canal de denúncias aberto pela instituição para receber informações sobre os atos de vandalismo do último domingo (08). Um procedimento já foi aberto para apurar o caso.

Na manifestação enviada ao STF, o coordenador da Câmara Criminal do MPF, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos pediu ainda que o Governo do Estado seja orientado a monitorar “todos os possíveis eventos e identifiquem os manifestantes, promovendo, caso haja a prática de algum crime, a prisão em flagrante”. No documento afirma que a medida tem o propósito de assegurar a eventual apuração e responsabilização dos envolvidos.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Além disso, o subprocurador-geral requereu que o Ministério da Justiça seja informado e orientado a solicitar que “os órgãos de inteligência e da Polícia Federal promovam o levantamento e acompanhamento das eventuais manifestações, adotando as providências investigatórias cabíveis, assim como para reforçar a segurança por meio da Força Nacional”.

A mensagem sobre organização de novos atos antidemocráticos foi repassada também para os coordenadores Criminais e dos Gaecos das Procuradorias da República de todo o país para que possam atuar junto às forças públicas locais para reforçar a segurança nas capitais e cidades mais importantes de cada Estado.

“O objetivo é que haja monitoramento de eventuais atos ilegais, assegurando a identificação, pelas polícias, de eventuais agentes que cometerem ilícitos penais e para posterior apuração das respectivas condutas”, diz nota do MPF.

Leia Também - Ex-ministro de Bolsonaro pode ter coordenado operação para facilitar acesso de manifestantes

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760