A suposta campanha antecipada pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visando 2022, por meio de outdoors com mensagens de incentivo fixado as margens de rodovias, estabelecimentos comerciais e até postos de gasolina em Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios de Mato Grosso, são alvos de investigação pelo Ministério Público Federal (MPF).
Segundo Procedimento Preparatório Eleitoral, instaurado pelo procurador Regional Eleitoral (PRE), Erich Raphael Masson, foram encaminhadas representações “noticiando a fixação de outdoors em locais de grande circulação popular em diversos municípios de Mato Grosso, veiculando de forma positiva a imagem de Jair Messias Bolsonaro, algumas com suposto patrocínio de entidade sindical, além de entidades que recebem recursos públicos federais, tais como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)”.
Conforme o procurador, é necessário prosseguir com as investigações e reunir “elementos concernentes à autoria e à materialidade de possível ilícito eleitoral, assim como perquirir eventual ato de improbidade administrativa”.
"A instauração de Procedimento Preparatório Eleitoral com o seguinte objeto: promover as diligências determinadas pela Procuradoria Geral Eleitoral, no bojo do procedimento Procedimento Preparatório Eleitoral n..../2020-18, que apura a instalação de outdoors em diversos municípios de Mato Grosso, veiculando de forma positiva a imagem de Jair Messias Bolsonaro, potencial candidato à reeleição em 2022, com suposto patrocínio de entidade sindical, além de entidades que recebem recursos públicos federais", diz trecho extraído do procedimento.
No documento, ele cita ampla fixação de outdoors nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop requerendo diligências nos municípios (como foco nas empresas que confeccionaram os outdoors) para apurar os responsáveis pela divulgação de outdoors; quem contratou o serviço (com qualificação completa); valor pago e forma de pagamento; tempo previsto de exposição do outdoor; fotografia dos outdoors e georreferenciamento dos locais de fixação; e notícia se houve outras peças publicitárias similares contratadas pela mesma pessoa ou por outras, inclusive em outros municípios, em benefício de outros agentes políticos.
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