Há menos de cinco meses da eleição da nova diretoria do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT), os desembargadores José Zuquim Nogueira, Luiz Ferreira da Silva e Clarice Claudino da Silva, são os três nomes mais cotados nos bastidores do Tribunal de Justiça para disputarem à Presidência da Corte. A informação é dos bastidores do Tribunal de Justiça, conforme apurado pela reportagem do .
O atual corregedor-geral da Justiça, José Zuquim Nogueira, vem articulando sua pré-candidatura com apoio do decano do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri — um dos mais influentes e respeitado desembargador.
Luiz Ferreira da Silva, que já ocupou o cargo de corregedor-geral, conta com o apoio do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Carlos Alberto da Rocha. Luiz Ferreira foi corregedor-geral na gestão de Carlos Alberto, então presidente do Poder Judiciário à época.
Já a desembargadora Clarice Claudino da Silva, que ocupou o cargo de vice-presidente do desembargador Paulo da Cunha (biênio 2015/2016), articula sua candidatura com apoio das demais mulheres membros da Corte. O Tribunal de Justiça é composto por 29 desembargadores, sendo oito mulheres. Outro ponto favorável a Clarice, conforme apurou o , é pelo fato do Judiciário ser presidido atualmente pela desembargadora Maria Helena Póvoas.
Os desembargadores, Juvenal Pereira da Silva e Sebastião de Moraes que sempre "concorreram por fora e solitários" ainda não manifestaram o desejo de disputarem o pleito.
Importante destacar que todos os 29 desembargadores em atividade poderão concorrer aos cargos de presidente, vice-presidente, e corregedor-geral de Justiça. Os interessados têm cinco dias, a partir da publicação do edital da eleição (previsto para ser publicado em setembro), para registrar a candidatura mediante requerimento protocolizado no Sistema CIA e encaminhado à Presidência do Tribunal.
A eleição do TJMT deve ocorrer em outubro deste ano e a posse dos desembargadores eleitos acontecerá em dezembro, com a entrada em exercício nos respectivos cargos de direção se dará em 1.º de janeiro de 2022.
Leia Também — Advogado Jackson Coutinho é reconduzido ao cargo de juiz titular do TRE
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).