VG Notícias
A 18 dias das eleições de 2018, 27 candidatos de Mato Grosso aguardam o deferimento dos seus respectivos registros de candidaturas.
Na lista constam o nome da juíza aposentada Selma Arruda (PSL), que busca uma vaga ao Senado Federal. Ela está com o registro de candidatura impugnado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), se estendendo, inclusive aos suplentes Beto Possamai e Clerie Fabiana - ambos PSL -, sob alegação de que a segunda suplente (Clérie Fabiana) não teve seu nome escolhido em convenção partidária do PSL, realizada em 4 de agosto.
Selma é a única entre os 11 candidatos ao Senado que ainda não teve o registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Ainda constam na lista de registros a serem deferidos pela Justiça Eleitoral, as candidaturas dos deputados estaduais Gilmar Fabris (PSD) e Romoaldo Júnior (MDB) – ambos estão impugnados pela PRE.
Contra Gilmar Fabris a PRE alega que ele está inelegível, pois, foi condenado, em decisão proferida por órgão colegiado, à pena de seis anos e oito meses de reclusão pela prática de crime contra a Administração Pública, mais especificamente peculato em continuidade delitiva (22 vezes). Confira notícia relacionada: Zuquim recebe recurso de Fabris no efeito suspensivo, mas não garante elegibilidade
Já Romoaldo, a Procuradoria Regional Eleitoral pede a impugnação do registro de sua candidatura, sob argumento que ele está inelegível por ser ficha suja, pois, quando prefeito de Alta Floresta foi condenado na Tomada de Contas do Tribunal de Contas da União, por irregularidades na execução do Convênio 1470/2003, firmado entre o Fundo Nacional de Saúde (FNS) e a Prefeitura de Alto Floresta para aquisição de UMS do tipo ônibus com consultório médico-odontológico, objeto da Operação Sanguessuga. Confira matéria relacionada: Justiça eleitoral nega ouvir testemunhas de deputado impugnado
Vale lembrar, que pelo calendário eleitoral das eleições de 2018, segunda (17.09) era a data para que todos os pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplente, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devessem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº9.504/1997, art. 16, § 1º).
Além disso, era o último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 (dez) dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº9.504/1997, art. 13, §§ 1º e 3º).
Confira a lista dos candidatos que ainda estão com registros aguardando julgamento:
REDE ANDREA VIEIRA Deputado Federal
PRTB ANDRESSA MARINHO Deputado Federal
PSC CARLINHO DA ESMERALDA Deputado Federal
PSL CLERIE FABIANA Senador 2º Suplente
PODE PASTOR EDMILSON CARMO Deputado Estadual
REDE GEORGE RIBEIRO Senador 1º Suplente
PSL BETO POSSAMAI Senador 1º Suplente
PSD GILMAR FABRIS Deputado Estadual
MDB GIL Deputado Federal
PSOL JB Senador 2º Suplente
PATRI PASTOR JOEL Deputado Estadual
PPL LEANDRO MOMENTE Deputado Estadual
AVANTE LEDEVINO Deputado Federal
PSC MARGARETH CARDOSO Deputado Federal
PTC CIDA ENFERMEIRA Deputado Estadual
PSB MIGUELÃO Deputado Estadual
AVANTE JACK JUINA Deputado Federal
PPS ROMES Deputado Estadual
MDB ROMOALDO JUNIOR Deputado Estadual
PSC ROSA MALENA Deputado Estadual
PPS RUTE CRISTINA Deputado Federal
SOLIDARIEDADE SANDRA PIOVESAN Deputado Federal
PSL JUIZA SELMA ARRUDA Senador
DEM TEREZINHA BISPO Deputado Estadual
PRB VALMIR MORETTO Deputado Estadual
PSC VANA PAULA Deputado Federal
PSB WALTER REGENALD Deputado Federal