O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) pedido para que o órgão notifique a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) outros 10 gestores para que eles cumpram as medidas restrição e prevenção do coronavírus (Covid-19) contidas no Decreto n° 222, de 12 de junho de 2020.
Além de Várzea Grande e Cuiabá, ainda deve ser notificados os prefeitos dos seguintes municípios: Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Campo Verde, Cáceres, Matupá e Querência, Pedra Petra, Nossa Senhora do Livramento e Porto Esperidião.
O Governo recomenda a implementação de medidas de distanciamento social mais restritivas (lockdown) para desacelerar o crescimento de doença. Segundo a pasta, a notificação é necessária porque estes municípios apresentam risco “muito alto” de contaminação pela Covid-19 – conforme dados do Boletim Informativo n° 108, divulgado no dia 24 de junho.
De acordo com o documento, a SES detectou um “crescimento significativo” da taxa de contaminação, com “risco muito alto” de disseminação da Covid-19 nestes 12 municípios. “Para todas essas cidades listadas, recomenda-se implementação de medidas de distanciamento social mais restritivas (lockdown), nos municípios com ocorrência acelerada de novos casos e com taxa de ocupação dos serviços atingidos níveis críticos”, diz trecho do comunicado da SES/MT.
Ainda segundo a Secretaria, os números negativos, que mostram o crescimento da doença, têm preocupado gestores do Governo que atuam intensivamente no combate à pandemia da Covid-19.
“O alto número de infectados tem ocasionado congestionamento nos hospitais da rede estadual. Mesmo com abertura em todo o Estado de dezenas de novos leitos exclusivos para o tratamento da doença, ainda há dificuldades devido ao expressivo crescimento de casos”, diz outro trecho extraído da nota.
Lembrando que a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), determinou na última semana quarenta obrigatória no município pelo prazo de 15 dias – previsto para encerrar no próximo dia 09 de julho.
Leia Mais - Prefeita de VG edita novo decreto atendendo decisão judicial; veja atividades suspensas
Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro, anunciou nesta quinta-feira (02) novas medidas restritivas como toque de recolher das 20 horas até às 05 horas do dia seguintes, rodízio de veículos entre outros.
Leia Mais - Emanuel antecipa toque de recolher e instaura rodízio de carros em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).