O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta quinta-feira (02.07) novas medidas de combate ao novo coronavírus em Cuiabá. O novo decreto nº 7975 deverá ser publicado nesta sexta-feira (03.07) no Diário Oficial de Contas.
Uma das medidas diz respeito ao toque de recolher que, a partir desta sexta-feira (03.07), será das 20 hs às 5 hs e deverá permanecer até o próximo dia 20 de julho. Nesse período, somente poderão funcionar após o toque de recolher os hospitais, clínicas médicas e veterinárias (em regime de urgência), farmácias, supermercados, serviços funerários e segurança pública.
Além disso, de acordo com o prefeito, até o dia 20 de julho, o serviço de delivery de alimentos deverá ocorrer até às 00 hs.
A partir da próxima segunda-feira (06.07), veículos de passeio somente poderão circular nas vias públicas de Cuiabá em sistema de rodízio. Conforme explicou Emanuel, os veículos cujo os último dígitos das placas sejam 1, 3, 5, 7 e 9 circularão em dias ímpares, enquanto os veículos com placas que terminam em 0, 2, 4, 6 e 8 poderão rodar apenas em dias pares.
De acordo com o prefeito, o rodízio será realizado de segunda à sábado e não será aplicado aos veículos oficiais, funerários, de empresas de delivery, transporte público, táxis e transporte por aplicativo.
O atendimento presencial em bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas também deverá ocorrer em sistema de rodízio a partir da próxima semana. Nesse caso serão considerados o último algarismo do número do CPF. Segundo Emanuel, na segunda-feira poderão ser atendidos as pessoas cujo CPF termine em 0, 1, 2, 3 e 4; na terça serão atendidos aqueles cujo CPF termina em 5, 6, 7, 8 e 9, sucessivamente.
O novo decreto prevê que o atendimento de idosos e pessoas pertencentes ao grupo de risco seja realizado nas primeiras horas de funcionamento desses estabelecimentos; todos os caixas ou guichês deverão estar funcionando; bem como veda a presença de crianças nesses locais.
Em relação ao transporte coletivo, o prefeito afirmou que a recarga do cartão integração somente poderá ser realizada fora dos ônibus, de modo a evitar aglomeração de pessoas na parte da frente desses veículos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).