22 de Fevereiro de 2025
22 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 10 de Março de 2022, 09:59 - A | A

Quinta-feira, 10 de Março de 2022, 09h:59 - A | A

Várzea Grande

Com exceções, VG torna facultativo uso de máscara em locais abertos

Para o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, a flexibilização total poderá significar uma falsa sensação do fim da pandemia

Adriana Assunção/VGN

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, em entrevista ao nesta quinta-feira (10.03) relatou que em reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, foi decidido pela flexibilização do uso de máscara no município.

Gonçalo Barros relatou que o decreto será publicado nas próximas horas e determina facultativo o uso de máscara em locais abertos, exceto quando o cidadão apresentar sintomas gripais ou testar positivo para o vírus.

“Em área aberta é facultativo o uso da máscara e em ambiente fechado obrigatório e também obrigatório para pessoas com sintomas gripais ou que testaram positivo para Covid. Com sintomas gripais é obrigatório em ambiente aberto e fechado”, relatou o secretário.

Para Gonçalo, a flexibilização total poderá significar uma falsa sensação do fim da pandemia. Segundo ele, a população tem a cultura de otimismo e poderá entender que acabou a pandemia, “o que não é verdade”

Leia também: Secretário cita morte de criança por Covid-19 em VG e diz que não é hora de acabar com uso da máscara

“Estamos em uma fase da pandemia em que o risco ainda é grande, essas medidas de biossegurança, principalmente a questão da máscara, simboliza a pandemia. Uma retirada integral dessa máscara vai contribuir muito mais para contaminação”, declarou.

Barros avalia que a flexibilização do uso de máscara poderá acontecer quando o município alcançar 70% da cobertura vacinal da dose de reforço. “Temos 99.5% da população acima de 12 anos com a primeira dose, 82% compareceu para segunda dose, mas estamos a 41% com a dose de reforço que é a terceira dose e com as crianças temos apenas 33 % com apenas uma dose. Então, estamos em uma campanha de convencimento para trazer essas pessoas, para fazer o complemento da cobertura vacinal e quando chegarmos a 70 % da população com a dose de reforço aí sim pensar em uma flexibilização maior nessa questão da máscara”, encerra.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760