A unidade da academia Bluefit, localizada na Avenida do CPA, em Cuiabá, anunciou aos alunos nesta quinta-feira (20.02) que estará fechada por tempo indeterminado devido à manutenção interna. Fechamento foi ordenado pela Prefeitura de Cuiabá, após autos de infração relacionados a geradores de energia na calçada. A reportagem do tentou entrar em contato com a academia, mas até o momento não tivemos resposta.
As fiscalizações ocorreram no dia 17 e 29 de janeiro, onde a primeira resultou em uma infração e a outra em aplicação de multa. Outra denúncia, devido à persistência dos ruídos e novas queixas de poluição sonora, culminou em uma nova aplicação de multa e a interdição do local. O total das multas aplicadas é de R$ 27.806,38.
De acordo com o site Olhar Direto, são duas denúncias contra a academia. Ambas alegam que um gerador de energia, luzes e músicas com volume alto têm causado perturbação na vizinhança.
Uma das acusações foi movida por uma advogada que reside nos fundos da academia há mais de 2 anos. Ela argumenta que o local passou a ser perturbado pelo barulho intenso causado pela empresa.
O incômodo tem prejudicado seus três filhos menores e datas especiais, como Natal e Ano Novo. A advogada alega que os ruídos são ouvidos de dentro da sua casa, 24h por dia, com intensidade superior aos limites legais estabelecidos pela legislação municipal e estadual.
“O barulho causado pela empresa, de natureza mecânica, causado por geradores, instalados também de forma irregular, na calçada, prejudicando pedestres, ocorre de forma constante, em todos os horários, causando sérios distúrbios. A autora tem 3 filhos menores, conforme documento anexo, tendo sido o sono dos três, e da autora, prejudicado, além do incômodo em datas tão especiais, como Natal e ano novo”, alegou ao 4º juizado especial cível de Cuiabá, em 21 janeiro deste ano.
Essa denúncia, no entanto, foi arquivada por incompetência do juízo em questão para julgar o pedido. Antes da sentença que extinguiu o processo, a advogada encaminhou um e-mail à prefeitura pedindo providências.
“Por favor, a situação não melhora, não durmo há semanas, além do barulho também durante o dia. Tudo acima do permitido legalmente”.
Outra denúncia, feita por um morador do Edifício Solar Monet, foi enviada à Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa, onde o denunciante alega que a Bluefit estaria incomodando toda a vizinhança desde 23 de dezembro de 2024, quando foi instalado um grupo de geradores de grande potência, que causa um barulho ensurdecedor.
O denunciante afirmou que os geradores estão na calçada, dificultando também o trafego da população pelo local, o que descumpre o código de postura do município.
Diante das denúncias, a academia emitiu um comunicado nesta quinta-feira (20) informando que, por motivos de manutenção, a unidade da Avenida do CPA ficará fechada por tempo indeterminado. A empresa garantiu aos matriculados que eles poderão realizar suas atividades em outras unidades.
Outro lado
A reportagem do tentou entrar em contato com a academia, mas até o momento não tivemos resposta.
Leia também - Secretária de VG recua de decisão de exigir muros em casas populares e nega ligação com construtora
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).