A ex-deputada federal Professora Rosa Neide teve sua candidatura lançada neste sábado (05.04), à Presidência do PT em Mato Grosso. A atividade realizada em Cuiabá reuniu mais de 200 lideranças, de dezenas de municípios e contou com a presença do candidato nacional, Edinho Silva.
O deputado estadual Lúdio Cabral também esteve na atividade e declarou apoio à candidatura de Rosa Neide à presidência do PT-MT.
Rosa Neide enfatizou a luta do PT no Estado em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores e citou a importância do partido se fortalecer para disputar as eleições de 2026.
Mais votada em Mato Grosso para a Câmara dos Deputados em 2022, Rosa Neide obteve 124.671 votos, mas não se reelegeu deputada federal, pois a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) não alcançou o coeficiente eleitoral. Nesse sentido, a petista citou que a atual direção já iniciou as discussões com os partidos que compõem a base do governo Lula, visando a construção das chapas para vencer as eleições do próximo ano.
"É uma honra ser indicada pela CNB como candidata à Presidência do PT no Estado. Vamos dar continuidade ao trabalho feito pelo presidente Valdir Barranco. E vamos seguir na construção das chapas e no diálogo com os partidos da base de Lula, para elegermos deputados e deputadas estaduais, deputados e deputadas federais, senador e senadora e governador ou governadora", disse Rosa Neide.
O atual presidente do PT-MT, Valdir Barranco, destacou a capacidade de trabalho da ex-deputada e citou que será "uma honra passar o comando do partido para uma mulher de luta".
Ao declarar apoio à Rosa Neide, o deputado Lúdio Cabral informou que sua tendência interna ao PT deverá lançar chapa para disputar o Processo de Eleições Diretas (PED), mas que trabalhará para Rosa Neide presidenta estadual.
Por sua vez, o candidato da CNB nacional, ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, destacou que sua tarefa caso vença a eleição interna será unificar o partido na construção do processo de reeleição do presidente Lula, na ampliação das bancadas do PT no Congresso Nacional e fortalecimento do PT nos Estados e municípios.
O evento também contou com a presença do ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio e da ex-primeira dama, Dona Neuma.
O PED ocorrerá em julho. Na ocasião, as filiadas e filiados ao PT irão às urnas eleger as novas direções do partido em âmbitos: municipais, Estaduais e nacional.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).