23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 11:24 - A | A

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 11h:24 - A | A

Planalto da Serra

Prefeito é denunciado por utilizar indevidamente maquinário e serviços públicos em proveito próprio

Redação VG Notícias

 

O prefeito de Planalto da Serra (a 256 km de Cuiabá), Dênio Peixoto Ribeiro (PSD), foi denunciado criminalmente por, supostamente ter utilizado indevidamente maquinário e serviços públicos em proveito próprio. A denúncia criminal foi ofertada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco Criminal), nesta quinta-feira (10)

De acordo com o MPE, o ato ilegal enquadra no crime de responsabilidade, cuja pena prevista para este tipo de crime é de dois a 12 anos de reclusão.

 

Na denúncia criminal, o MPE acusa o prefeito de ter utilizado um trator do município e uma caminhonete, que havia sido alugada pela Prefeitura Municipal, para realização de serviços particulares na “Fazenda Castelo do Sonho”, nos dias 28 e 29 de dezembro de 2019.

"O referido imóvel rural foi arrendado ao prefeito pelo período de 2010 a 2022 para a exploração de atividade agrícola e pecuária" cita denúncia.

Conforme o MPE, durante a investigação foi constatado que o gestor também utilizou óleo diesel e mão de obra de prestador de serviços contratado pelo município.

Segundo o procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda,  "existe uma lei municipal em Planalto da Serra que regulamenta a cessão de maquinário público para a prestação de serviços a particulares, mas esclarece que, no caso específico, a utilização do trator na Fazenda Castelo do Sonho não foi amparada por aquele diploma legislativo".

 No entanto, para a cessão de tais maquinários, a Lei nº 523/2018 estabelece ao particular interessado a obrigatoriedade de apresentação de requerimento perante o Protocolo Geral da Prefeitura que, na sequência, é encaminhado à Secretaria Municipal de Obras para deliberação. Além disso, a norma prevê que o custo com o combustível consumido pelo maquinário seja arcado pelo particular, mediante recolhimento da tarifa através de guia de recolhimento municipal no prazo de 10 dias de antecedência da data prevista para a execução dos serviços.

No decorrer das investigações, o MPMT requisitou da Prefeitura de Planalto da Serra toda a documentação exigida pela Lei nº 523/2018 referente à utilização por particulares do trator Massey Ferguson 297, cor vermelha, número de série 6207514M1, nos dias 28/12/2019 e 29/12/2019, na “Fazenda Castelo do Sonho”. Em resposta a Prefeitura Municipal informou que “não há registro dessa propriedade na base de dados da Prefeitura e que não houve prestação de serviço nas referidas datas, demonstrando que a utilização do bem público não se deu amparada pelo sobredito diploma legal”.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760