O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou portaria nesta sexta-feira (22.12), no Diário Oficial da União (DOU), intensificando medidas de prevenção contra a influenza aviária.
De acordo com a portaria, estão suspensas, em todo território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.
No texto cita que a exceção será no caso do Serviço Veterinário Estadual autorizar a realização de exposições e torneios, mediante a avaliação da situação epidemiológica da Unidade Federativa; e a apresentação de um plano de biosseguridade, pelos organizadores do evento, associações e clubes de criadores, com a descrição das medidas de prevenção e controle para mitigar o risco de introdução e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.
“O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária deve definir e dar publicidade, no portal oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária, das medidas mínimas de prevenção e controle contra a introdução e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade para a realização de exposições e torneios com aves.”, diz trecho da portaria.
A intensificação da medida de proteção é em decorrência do aumento dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) na América do Sul. A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.
Até o momento, foram notificados focos da doença em países vizinhos como Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile. Em alguns limitando-se a aves silvestres e outros atingindo aves de subsistência ou de produção.
Importante destacar que o Brasil nunca registrou a ocorrência de IAAP.
Leia Também - Câmara de Chapada dos Guimarães cassa Fabiana Advogada; vereadora alega perseguição