O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nessa segunda-feira (18.11) que está muito próximo de se assinar acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. A declaração ocorreu durante entrevista coletiva concedida no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, onde estão sendo realizadas as reuniões do G20. A expectativa é de que o comércio do Brasil subirá cinco vezes com o acordo.
“Os avanços são bastante animadores para que a gente chegue a algum termo. A expectativa continua grande para a assinatura deste acordo e que será muito bom para o Brasil, para o Mercosul e para toda a comunidade europeia. Nunca tivemos tão perto para a assinatura deste protocolo”, declarou o ministro.
Ele explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou e superou questionamentos do Paraguai sobre o acordo, contudo, ainda existe uma resistência da França, a qual Fávaro entende que pode ser superado nos próximos dias em decorrência da pressão que vem recebendo, inclusive do bloco europeu que tem interesse nessa formalização.
“A gente percebe que, mesmo com a resistência francesa, eles acabaram recebendo pressão inclusive do bloco pelo interesse desta formalização”, disse Fávaro.
Reunião do G20
Segundo Carlos Fávaro, há acordos a serem firmados na reunião do G20, com a intenção de mostrar protagonismo em temas correlatos como transição energética, resiliência climática e produtividade sustentável.
O ministro explicou que entre os segmentos de destaque que estão sendo debatidos durante a Cúpula estão as frutas, biocombustíveis, como o etanol de milho, gergelim, sorgo, moídos bovinos e suínos.
G20 no Mato Grosso
Entre os dias 9 e 10 de setembro, Mato Grosso [Estado escolhido por ser o maior produtor de grãos do país], no município de Chapada dos Guimarães, realizou um encontro de ministros da agricultura de países que compõem o G20.
Na ocasião, representantes de vários países debateram oportunidades para avançar na produção de alimentos de forma sustentável e com segurança alimentar, na transição energética, além de uma elaboração de uma declaração ministerial conjunta para ser apresentada na Cúpula de Chefes de Governo e Estado, no Rio de Janeiro.
Durante as reuniões, definiram-se os quatro eixos do GT da Agricultura no G20 Brasil como: sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em seus múltiplos aspectos; ampliação da contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar e nutricional; reconhecimento do papel essencial da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais para sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos; e promoção da integração sustentável da pesca e aquicultura nas cadeias sociais locais e globais.
Leia Também - Ministro Fávaro afirma que tema escolhido para G-20 ressalta importância do setor agropecuário