O Brasil deve alcançar a maior produção agropecuária de sua história em 2024. A projeção do governo federal é de 1,23 bilhão de toneladas, incluindo 328 milhões de toneladas de grãos. O crescimento da safra foi destacado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o One Agro Summit, evento realizado nessa quarta-feira (02.04), em Brasília.
Além do aumento da produção, o país também avançou na exportação de produtos agropecuários. Nos últimos dois anos, 345 novos mercados foram abertos para produtos brasileiros, com destaque para a recente liberação da carne bovina no Vietnã.
A expansão, segundo o ministro, ocorre sem necessidade de novos desmatamentos. O Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas pretende recuperar 40 milhões de hectares de áreas improdutivas para uso agrícola nos próximos 10 anos. Atualmente, até 2 milhões de hectares já estão sendo incorporados por ano.
Fávaro também reforçou a importância da sustentabilidade no setor e citou a Plataforma AgroBrasil + Sustentável, que auxilia produtores a cumprirem exigências ambientais para exportação. Ele ainda mencionou a COP30, que será realizada em 2025, no Pará, como uma oportunidade para o Brasil se apresentar como líder mundial em produção sustentável e segurança alimentar.
Leia também - Indea-MT apresenta avanços na vigilância sanitária animal em evento internacional