O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (28.03) a abertura do mercado do Vietnã para a carne bovina brasileira. A decisão foi oficializada durante visita de Estado ao país asiático, após reuniões com os principais líderes políticos vietnamitas.
Segundo informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com a liberação, o Brasil amplia sua presença em um mercado que importa cerca de 300 mil toneladas de carne bovina por ano. Segundo Lula, a medida vinha sendo negociada há mais de 20 anos. “Depois de muitos anos de tentativas, finalmente conseguimos”, afirmou o presidente em um vídeo publicado nas redes sociais.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o Vietnã se tornou o quarto maior destino das exportações agropecuárias brasileiras em 2025, respondendo por 3,2% do volume comercializado até fevereiro. “A carne bovina brasileira terá grande competitividade, já que os consumidores vietnamitas valorizam cortes pouco tradicionais para o mercado interno brasileiro”, explicou.
Durante a visita, Brasil e Vietnã também assinaram um Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica, com vigência até 2030. O acordo prevê cooperação em diversas áreas, incluindo defesa, economia, agricultura, meio ambiente e transição energética. Um dos destaques foi a ampliação da parceria no setor cafeeiro, com investimentos em pesquisas para variedades mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas, especificou o Mapa.
Com a abertura do mercado vietnamita, frigoríficos brasileiros devem intensificar investimentos na exportação para o Sudeste Asiático, fortalecendo a presença do Brasil na região. O governo espera que a parceria aumente o fluxo de comércio entre os dois países e impulsione o crescimento do setor agropecuário brasileiro.
Leia também - Prefeita de VG aciona TJMT contra lei que exige formação acadêmica para assumir Secretarias