Uma onça fêmea de 3,8 anos, com cerca de 60 kg, foi exportada para a Argentina nesta quinta-feira (27.03). Nascida em cativeiro em 2021, a onça deixou o Brasil com destino ao Reserve Natural Iberá, na província de Corrientes, onde será reintroduzida à vida selvagem, em um projeto de reabilitação e preservação da fauna local.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o animal foi doado pelo Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil (IPFS), localizado em Corumbá de Goiás, para a Fundación Rewilding Argentina. O objetivo é fortalecer a população de onças no país vizinho, que enfrenta sérias dificuldades para preservar seus ecossistemas naturais e as espécies nativas.
Antes da exportação, a onça passou por um rigoroso processo de avaliação e cuidados veterinários. A documentação necessária foi conferida e o transporte, minuciosamente planejado, para garantir a segurança e o bem-estar do animal durante a viagem. O processo de exportação começou em fevereiro deste ano, com a solicitação formal para o envio do animal e a realização de todos os procedimentos veterinários necessários, como exames e quarentena, afirmou o Mapa.
Microchipada, a onça foi acompanhada por especialistas durante todo o processo, que incluiu desde tratamentos de saúde até a emissão do Certificado Veterinário Internacional. A reintrodução no Reserve Natural Iberá é parte de um esforço de longo prazo para a recuperação das populações de onças, que enfrentam ameaças significativas, como a perda de habitat e a caça ilegal.
Leia também - Justiça determina perícias em ação sobre adicional de insalubridade em Mato Grosso