22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, 11:59 - A | A

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, 11h:59 - A | A

EM VISTORIA

Wellington diz que proteção com tela no Portão do Inferno é paliativo: “É necessário obras estruturantes”

O senador Wellington afirma que no Portão do Inferno é necessário obras estruturantes

Adriana Assunção & Angelica Gomes/VGN

O senador Wellington Fagundes (PL) defendeu durante entrevista à imprensa nesta sexta-feira (12.01), que o Governo Federal transfira a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ao Governo do Estado. A declaração foi durante vistoria na região do Portão do Inferno, na MT-251, onde acontecem desmoronamentos de terras, que colocam em risco os motoristas que trafegam na região.

“O ideal seria que o Governo Federal transferisse a outorga para o Estado de Mato Grosso, para que o Estado, com a Prefeitura de Chapada, com a Prefeitura de Várzea Grande, Cuiabá e todos que interessam, aqui na Baixada Cuiabana, possa fazer os investimentos, o governador já anunciou em Brasília a possibilidade de investir R$ 200 milhões”, destacou o senador.

O senador afirma que no local é necessário obras estruturantes, em razão disso, foram convidados especialistas da Universidade Federal para avaliação. Ele afirma que conversou com o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira, que teria o informado que obteve do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) somente autorização para realizar obras emergenciais.

“O ICMBio colocou como possibilidade inicial apenas proteção com tela. Isso aí é muito paliativo, não resolve. Mas precisa ser feito, então, por isso estão aqui os técnicos, esses estudos mais profundos para que as obras possam ser feitas. E claro, não será feito de uma hora para outra. Mas, estamos trabalhando nisso há muito tempo. Há dez anos, tivemos aqui um estudo, onde foi feito inclusive de toda a duplicação a época, que era para fazer inclusive uma concessão, na época também não foi permitido”, relembrou.

Porém, diante do cenário de risco a vida da população em razão dos desmoronamentos, Wellington Fagundes avalia que não dá mais para esperar. “Precisamos chamar atenção.”

Leia mais: Presidente do TCE diz que interrupção e tela de contenção não resolvem problema do Portão do Inferno

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760