19 de Abril de 2025
19 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 16:00 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 16h:00 - A | A

REGIME DE URGÊNCIA

Câmara aprova criação da Cuiabá Regula permitindo extinção da Arsec

Projeto teve 23 votos favoráveis e 3 contrários; autarquia será por fiscalizar o transporte coletivo urbano e saneamento básico no município

Arielly Barth/VGN

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (17.04) a extinção da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e a criação da Cuiabá Regula. O projeto tramitou em regime de urgência com 23 votos favoráveis e 3 contrários. A autarquia será responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos de transporte coletivo urbano e saneamento básico no município. 

Com a aprovação, o Executivo poderá transferir todas as competências, contratos e obrigações da Arsec para a Cuiabá Regula, que terá autonomia administrativa, financeira e orçamentária, sendo vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito. Essa é uma das principais pautas defendidas pelo prefeito Abilio Brunini (PL) desde o início de seu mandato.

Entre as alterações está a criação de dois conselhos reguladores especializados, um para saneamento básico e outro para transporte coletivo urbano, que contarão com representantes do poder público, dos usuários e dos prestadores de serviços e terão papel consultivo e técnico.

Leia também- Nova agência vai substituir Arsec e reestruturar fiscalização em Cuiabá

A Cuiabá Regula será responsável por definir e fiscalizar tarifas, fiscalizar contratos de concessão, mediar conflitos entre usuários e concessionárias, garantir a continuidade e qualidade dos serviços delegados e estimular a modernização e expansão dos serviços de transporte e saneamento. 

A estrutura inicial da nova autarquia contará com 18 cargos comissionados. Também está prevista a realização de concurso público para o preenchimento de cargos efetivos de analistas de regulação e fiscais de serviços, com salários que devem variar entre R$3 mil e R$6 mil. A autarquia deve iniciar suas atividades até 1º de junho de 2025.

O custeio será feito com recursos provenientes da Taxa de Regulação e Fiscalização (TR), paga pelas concessionárias dos serviços públicos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760