A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) se manifestou, nessa quinta-feira (16.04), contrária aos protocolos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que exigem comprovante de vacinação para ingresso em Terras Indígenas (TIs).
Durante visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a parlamentar defendeu a liberdade individual como princípio fundamental, ao afirmar que o não recebimento de vacina não implica, necessariamente, risco à saúde pública. “Se eu não estou vacinada, mas também não estou doente, e tenho um exame médico atestando essa condição, qual é o problema?”, questionou.
A deputada também informou que protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados solicitando esclarecimentos da Funai sobre a recente visita da atriz norte-americana Angelina Jolie ao Parque Indígena do Xingu, especificamente à aldeia Piaraçu, no início deste mês.
Apesar de declarar-se admiradora da artista, Coronel Fernanda destacou que, como parlamentar e presidente de comissão, tem o dever de zelar pela transparência e isonomia no cumprimento das normas públicas. “Sou fã da atriz, mas estou cumprindo minha função como parlamentar e presidente da Comissão”, enfatizou.
“Por que eu preciso entregar uma série de documentos, se estou indo até lá justamente para apurar uma denúncia? [...] Quero entender quais são os procedimentos. Não estou indo passear entre os Yanomami, estou indo a trabalho”, afirmou a deputada.
Questionada se sua carteira de vacinação está em dia — considerando que realiza viagens internacionais —, a parlamentar não respondeu diretamente.
Em vez disso, destacou o envolvimento de outros parlamentares nas ações de fiscalização. “A Comissão não sou só eu. Somos mais de dez deputados e agora temos também senadores atuando em comissão externa. É um grupo grande de parlamentares”, declarou.
A deputada ainda relatou que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) não respondeu ao requerimento com os esclarecimentos solicitados, entre os quais estão os critérios para entrada em terras indígenas, se tais exigências são iguais para brasileiros e estrangeiros, se foi exigida quarentena dos visitantes e se a equipe da atriz Angelina Jolie firmou algum tipo de acordo com o órgão.
“Estou cobrando da Funai, mas até agora não recebemos nada. Quero essas informações”, insistiu. Ao ser indagada se considera a vacinação um protocolo necessário, a Coronel Fernanda foi enfática: disse que há procedimentos com os quais ela não concorda, reiterando sua posição crítica quanto à obrigatoriedade.
Leia também - Deputada questiona visita de Angelina Jolie em aldeia no Xingu: "Como se deu o ingresso?"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).