Um vídeo obtido pelo oticias mostra uma provável combinação de preços entre empresas concorrentes em ‘pregão presencial 019/2022 ’ para licitação para locação de equipamentos e locação de eqiipamentos, serviços e cessão de caminhões caçamba para a prefeitura de Juína levou o Ministério Público a abrir inquérito civil para apurar denúncia nesta quarta-feira (04.05), para apurar denúncia feita pela RCM Comercial Limita EPP, um das interessadas no pregão, de que houve uma fraude no pregão de R$ 5 milhões.
No pregão mostrado no vídeo da denúncia aparecem representantes das empresas EMC Terraplanagem Ltda-ME, Auto Peças Matuchake Ltda e W.M. de Souza – ME em conversas humoradas combinando formas de pagamento, serviços e percentuais de cada uma das empresas no negócio.
Foi esse conteúdo que levou o promotor Marcelo Linhares Ferreira, do MP, a aceitar e abrir o inquérto, que atinge diretamente o prefeito Paulo Augusto Veronese (Podemos), e exibe uma reunião com fartos diálogos que não deixam dúvida sobre a combinação de preços entre “as concorrentes”.
O prefeito Paulo Veronese se esquivou do assunto, afirmando que assim que tomou conhecimento da denúncia mandou suspender o pregão e apurar os fatos. Paulo Augusto também disse que foi a própria pregoeira encarregada do certame que informou à Procuradoria do Município sobre a situação assim que terminou o pregão e que também sugeriu o seu cancelamento.
Em outra explicação, o prefeito emendou que foi a própria prefeitura que gravou as imagens, o que não deixa de ser um fato estranho. No ato de abertura do inquérito, o promotor Marcelo Linhares Ferreira vê essas explicações: ele destaca que a combinação suposta de preços ocorreu, conforme o vídeo, na presença da pregoeira, que ouviu todo o diálogo, mas não interrompeu o pregão, como manda a lei geral das licitações.
No vídeo, embora com ruídos, dá pare perceber a combinação de preços de forma clara, e também ouvir risadas, manifestação de interesses em parte dos serviços, discussões e projeção de percentuais de lucro entre as participantes.
Leia também
Trabalho final de regularização, sistematização de títulos e densidade eleitoral vai até 7 de junho
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).