Os vereadores de Várzea Grande aprovaram, em sessão ordinária nesta terça-feira (02.05), o projeto de lei 49/2023, de autoria da vereadora Rosy Prado (União), que visa instituir a "Semana da Saúde Mental" nas escolas municipais da cidade.
O projeto pretende realizar palestras, jogos, teatros, rodas de conversas ou atividades lúdicas para promover o debate acerca da importância da saúde mental com os alunos e professores das unidades escolares.
A proposta, segundo Rosy Prado, visa garantir um ambiente de acolhimento com interação no ambiente escolar; promover à saúde mental de crianças e adolescentes na fase estilar; desenvolver o respeito e ensinar a habilidade de convivência livre de preconceitos e bullying; estimular ações de conscientização no ambiente escolar com o fim de conhecer as doenças mentais; e minimizar os impactos do isolamento social ocorridos por decorrência da pandemia da Covid-19.
Conforme a vereadora, o projeto quer conscientizar sobre as doenças mentais desde a infância, principalmente, sobre a depressão e o suicídio. Segundo ela, estudos apontam aumento de doenças mentais no Brasil, principalmente entre adolescentes, após a pandemia do Covid-19.
“Estamos vivendo há três anos essa questão da pandemia, muitos foram afetados. É de suma importância que nossas crianças nas escolas e nossos educadores possam ter um trabalho diferente, com palestras, toda uma semana voltada à importância que devemos ter com a depressão, suicídios e demais doenças. Dados da Organização Mundial revelam que 20% dos nossos adolescentes, atualmente, têm problemas de saúde mental. De 2017 a 2022, o Brasil teve um aumento de quase 18 milhões nos casos de depressão, ansiedade e suicídio”, disse a parlamentar.
Também foi aprovado pelos vereadores durante a Sessão Ordinária de hoje, o Projeto de Lei n.º 68/2023, de autoria do Poder Executivo, que pretende mudar o nome da Unidade de Atendimento para Mulheres e Meninas, Professora Sarita Baracat para "Casa de Sarita", em Várzea Grande.
Leia mais - Internautas denunciam loja por bloquear estacionamento em rua de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).