Uma reunião realizada no final da tarde desta terça-feira (22.04), entre o senador Jayme Campos (União-MT) e o ministro Alexandre Padilha, garantiu a liberação de R$ 93 milhões do Orçamento da União para a saúde de Mato Grosso.
Ao todo, 92 cidades serão beneficiadas com recursos destinados ao custeio do Piso da Atenção Primária à Saúde (PAP). Com isso, os municípios poderão ampliar a oferta de atendimentos, viabilizando ações de Atenção Básica à Saúde, que integram o Teto Financeiro do Bloco de Atenção Básica.
“Esse é um grande trabalho, fruto de parceria, que visa levar aquilo que realmente interessa ao povo de Mato Grosso: a melhoria do atendimento na saúde, revertendo, de fato, o que se paga de impostos em benefício daqueles que mais precisam”, destacou o senador Jayme Campos.
Na reunião, também foram discutidas as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025. Alexandre Padilha garantiu que o Ministério da Saúde assegurará os investimentos do Governo Federal em obras de infraestrutura da saúde pública no Estado.
Com investimento global estimado em R$ 31,5 bilhões, o PAC na área da saúde prevê um salto na expansão da assistência à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando, nos próximos anos, a universalização de serviços essenciais na rede pública.
O programa marca a retomada dos investimentos em políticas públicas, especialmente em obras de infraestrutura econômica, social e urbana, conforme a nova versão do PAC.
Os municípios que se inscreveram no programa deverão receber investimentos para a construção de UPAs, UBSs e outros equipamentos necessários à melhoria do atendimento em saúde. (Com assessoria).
Leia também - Max Russi reage à moratória da soja e cobra respeito à soberania nacional
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).