09 de Outubro de 2024
09 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 13:49 - A | A

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 13h:49 - A | A

PROJETO DE LEI

Vereadores aprovam lei que proíbe uso de narguilés em locais públicos abertos e fechados de VG

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

votos

 

Os vereadores de Várzea Grande seguiram lei nacional e cuiabana e aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira (13.09), o Projeto de Lei 078/2018, que dispõe sobre a proibição, comercialização e uso em locais públicos do cachimbo d’água conhecido como narguilé, bem como a comercialização por menores de 18 anos.  Em Cuiabá, a lei que proíbe o uso de narguilés foi sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e já está em vigor desde julho de 2018.

Segundo o projeto de lei do Legislativo várzea-grandense, assim como em Cuiabá, fica proibido o uso de narguilé em locais públicos, fechados ou abertos, bem como a venda dos equipamentos para uso, essenciais, complementos ou similares e para menores de 18 anos.

“Para fim do disposto no Caput desse artigo, compreende-se por lugares públicos: praças, áreas de lazer, ginásio e espaços esportivos, escolas, bibliotecas, espaço de exposição, bares restaurantes ou qualquer lugar onde houver concentração e aglomerações de pessoas”, cita paragrafo único da lei.

A lei autoriza o uso de narguilé em tabacarias devidamente autorizada, “ficando vedada a frequência de menores de 18 anos nesses recintos."O projeto prevê punições aos pais dos menores flagrados usando narguilé, nesse caso, o menor poderá ser encaminhado ao Conselho Tutelar. “Caberá punição por negligência, na forma da lei, aos pais e responsáveis dos menores infratores reincidentes.”

No caso dos estabelecimentos comerciais flagrados infringindo a lei, estes estarão sujeitos a pagar multa de 10 UPFs, cassação do alvará de funcionamento, pelo prazo de dois dias, e até fechamento do estabelecimento. Já os comerciantes que fazem vendas dos equipamentos deverão exigir os documentos pessoais para a identificação do cliente, para comprovar a maioridade.

A lei municipal ainda aguarda a sanção da prefeita Lucimar Campos (DEM). Leia Mais: Câmara aprova proibição da venda de narguilés para menores

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760