Os vereadores da Câmara de Cuiabá aprovaram, em regime de urgência especial, na sessão ordinária desta quinta-feira (02.12), o Projeto de Lei 75/2021, que dispõe sobre a continuidade programa de subsídio emergencial, o "Renda Solidária II, Cuidando da Gente".
Conforme o projeto, será efetuado o pagamento de três parcelas no valor de R$ 500 (cada), exclusivos para os 342 trabalhadores do setor de reciclagem do aterro sanitário e 33 trabalhadores do setor de transporte de carga por tração animal (carroceiros).
Segundo o líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Mario Nadaf (PV), compromete pouco mais de meio milhão do orçamento do município. “Um alento”.
Leia também: Vereadores polemizam nomenclatura “Praça da Bíblia” em Cuiabá
O presidente da Casa de Leis, Juca do Guaraná (MDB) destacou a importância da renda para os trabalhadores do aterro sanitário: “Nós que tivemos a oportunidade de visitar os nossos irmãos do aterro sanitário juntamente com a Sala da Mulher (...) Fizemos distribuição de alimentos, distribuição de cestas básicas, falamos com o coordenador do aterro Thiago da Silva e vi a alegria daquelas pessoas por receber alimentos, é algo paliativo, mas já é uma boa iniciativa esse projeto”, declarou Juca.
Conforme o projeto, serão beneficiados somente trabalhadores que já estão devidamente qualificados e cadastrados em planilha confeccionada após o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, pelo Movimento Nacional dos catadores de Materiais Recicláveis e a Associação dos Trabalhadores de carga com Tração Animal.
O projeto de autoria do Poder Executivo foi encaminhado à Câmara de Cuiabá pelo então prefeito em exercício, José Roberto Stopa (PV). Na ocasião, Stopa ressaltou que a Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), pretende oferecer uma ampla oferta de cursos profissionalizantes para os trabalhadores do setor de reciclagem e carroceiros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).